NO INICIO DO BLOG

8 de dezembro de 2009

Comentando o tema do ENEM 2010 - Cursinho Objetivo

"O indivíduo frente à ética", este o tema sobre o qual, a exemplo de provas anteriores do ENEM, o estudante deveria apresentar uma proposta de ação social.
Além da charge de Millôr Fernandes satirizando a escassez de pessoas honestas no país, ofereceram-se como base para discussão, dois textos que questionavam, cada um a seu modo, a tendência, por parte dos brasileiros, à acomodação, refletida na banalização da desonestidade e limitada a meras manifestações retóricas de indignação, que pretenderiam isolar a corrupção num pensamento simplista:"eles são todos corruptos". Isso serviria, nas palavras de Contardo Calligaris, para "confirmar a integridade de quem se indigna".
A partir dessas considerações, o estudante deveria proceder à própria análise do tema, havendo dois posicionamentos possíveis a serem defendidos. O primeiro consistiria em concordar com a tese, aceita por muitos, de que nos falta autoridade moral para denunciar a "imperfeição do mundo inteiro". Nesse caso, seria apropriado valer-se dos "deslizes" comumentes praticados em nosso cotidiano, como a sonegação do imposto de renda ou o pequeno suborno oferecido ao guarda de trânsito, que revelariam nossa flexibilidade ante aquilo qué é conveniente.
Outro posicionamento possível contemplaria a defesa dos cidadãos que, longe de serem os sujeitos da falta da inépcia dos órgãos incumbidos de fiscalizar e punir os corruptos. Como exemplo, caberia destacar o pensamento predominante entre os jovens, que, mesmo não atuando em manifestações como o movimento dos "caras pintadas", ocorrido em 1992, repudiam com veemência a "corrupção generalizada" e demonstram uma determinação não coletiva, mas individual de resistir "à ignorância e ao cinismo que transformam homens de bem não em "malabaristas", mas sim, em "palhaços".
Quanto a possíveis propostas de combate à falta de ética, o estudante deveria atentar às expectativas da Banca em relação á responsabilidade individual dos cidadãos, não se limitando a exigir da Justiça as ações cabíveis ao caso.

Um comentário:

Danilo disse...

Hummm, professora, sua interpretação do tema foi brilhante! Gostaria de tê-lo desenvolvido melhor,mas me preocupei muito com a resolução das questões de matemática e deixei pouco tempo para construir minha redação. No entanto, mesmo carecendo de tempo, gostei do meu texto... Deveria ter pensado melhor no tema, meu título foi o segunte: "Ética nacional: uma questão de voto"
No desenvolvimento da dissertação argumentei com fatos envolvendo escândalos políticos e com a passividade, ou melhor, inatividade das pessoas frete a esses acontecimentos. Citei até mesmo o roubo das provas do enem ... o que não deixa de ser uma ausência de ética por parte daqueles delinquentes...

A ilustríssima, muito me engrandeceu com o esclarecimento do tema. Assim o questionamento de Drummond sobre "como vou vencer o oceano/ se é livre a navegação/ mas proibido fazer barcos?"
valida-se nesses tempos escassos de ética, no Brasil, pois não há como haver progresso se são tantos os manipulados e os sem acesso. Cabe regrar essa corrupção e descaso dos políticos para que todos os cidadãos possam ser realmente representados ao invés de se subjugarem a vontade dos seus representantes. Daí pois, sugestiono que a ação dos indivíduos frente a ética nacional é uma questão de voto...

Obrigado e prarabéns pelo esclarecimento!