NO INICIO DO BLOG

28 de fevereiro de 2010

Nexos Oracionais - subordinadas

Nexos oracionais são bem vindos quando escrevemos , pois, na função direta ou indireta, precisamos saber como pontuá-los e primordiais à coesão do texto.
Conjunções Subordinativas
CONDICIONAIS: a básica é o se, já os sinônimos: caso, a menos, que, contanto que, salvo se, desde que. Caracterização: apresentam a circunstância de que depende a realização do fato expresso na oração principal. VEJA - Se queres paz, prepara-te para a guerra. Como a primeira oração - "Se queres paz" tem a conjunção ela é a subordinada condicional - já a que não possui conjunção "prepara-te para a guerra" é a principal. Gurizada, deu para entender? Percebam que há uma condição implícita na subordinada ... SE queres paz...Caso queira ser um bom engenheiro.....condição.... estude muito... principal.
Causais: a básica é porque; já os sinônimos : já que, porquanto, uma vez que, visto que; a caracterização é a de indicar o motivo da realização ou não realização do que se declara na oração principal. Gurizada, lembram ...principal sem conjunção. Vejam - Faremos tua vontade visto que assim queres.
CONCESSIVAS: a básica é embora; já os sinônimos ainda que, apesar de que, posto que, mesmo que, se bem que - a característica é de que indicam um fato que poderia opor-se à realização do que se declara na oração principal - gurizada, se não lembrarem voltem e revejam oração principal, ok. Vejam - Não respeitamos a decisão do grupo ainda que ela parecesse justa.
TEMPORAIS : o nexo oracional básico é o quando; sinônimos; logo que, assim que, mal, apenas, antes que, depois que, sempre que - exprimem um acontecimento acorrido antes, depois ou ao mesmo tempo na oração principal. Vejam - Voltarei assim que puder.
FINAIS: a conjunção básica é a fim de que, já os sinônimos para que, para - a característica é a de indicar a finalidade o objetivo da ação expressa na oração principal. Vejam - Fiz tudo para que desistisse da luta.
CONFORMATIVAS : o nexo oracional básico é conforme ; são sinônimos - segundo, consoante, como. A característica é a de expressar conformidade de um pensamento com o pensamento contido na oração principal. Vejam - A pesca de bagre está proibida segundo nos informaram.
PROPORCIONAIS: o nexo oracional básico é a proporção que - são sinônimos à medida que, quanto mais...(tanto) mais, quanto menos(tanto) menos. Vejam - Uns entram `a medida que outros saem. Expressam a intensidade de um fato, da qual depende a intensidade do fato expresso na oração principal.
COMPARATIVAS: nexo básico como (semelhança) e mais(do) que (quantidade; são sinônimos, assim como, tal como ( mais, menos, maior, menor, pior, melhor) que ; do que. Servem para esclarecer um pensamento contido na oração principal, mostrando algo semelhante. Estabelecem relações da igualdade, superioridade. Vejam - Portou-se heroicamente no comando assim como teria feito seu pai.
CONSECUTIVAS: é nexo oracional básico tão...que, são sinônimos; tão, tal, tamanho, tanto - que. Estabelecem uma ideia de inferioridade com a principal. Indicam a conse quência do fato enunciado na oração principal. Vejam - Tal era a sua coragem que todos o respeitavam.
Esse conteúdo foi postado a pedido...se não houve entendimento ...mande ver que repito reexplicando...ok.

2 comentários:

Unknown disse...

Muito boa a postagem professora, obrigado

Anônimo disse...

Muito bom, você me salvou da prova que tenho amanha.Muito obrigado