NO INICIO DO BLOG

26 de junho de 2010

Comentário do texto da UFRGS

Introdução: na primeira frase, há uma declaração sobre o Brasil, contextualizando-o genericamente com as diferentes formas da arte. A seguir, há a apresentação do assunto,sendo feita a relação entre a literatura e a brasilidade. Por último, vem a indicação da personagem - o retirante Severino.
Já na introdução, aluna trouxe o assunto, brasilidade, e apontou sua escolha, personagem da literatura brasileira, conforme a indicação da proposta.
Desenvovimento: dividido em dois parágrafos, o primeiro aborda as adversidades vivenciadas pela personagem, ficção, e pelos brasileiros, realidade, o segundo, a garra e a esperança dos brasileiros. Os argumentos revelam a capacidade de avaliação a de crítica da autora do texto, que traz passagens da personagem Severino e exemplos conhecidos da realidade brasileira para ilustrar o seu ponto de vista. tudo isso é feito de modo bem organizado, e a ordem dos argumentos, com aspectos negativos e depois os positivos, mostra a força da argumentação.
Conclusão: reafirma a identificação da personagem Severino com o indivíduo brasileiro, ambos representantes da dicotomia que o texto apresenta e defende. para finalizar o texto, ela usa uma citação do poema escolhido que resume bem a sua visão do brasileiro: é um lutador, mas a merecida igualdade só é conquistada na morte.

Nenhum comentário: