NO INICIO DO BLOG

13 de junho de 2010

Leitura

O segredo do sábio

Desconfie da palavra segredo, porque ela é sedutora e tende a prometer mais do que tem para dar. O livro O Segredo vendeu milhões no mundo inteiro, e muitos compradores devem ter imaginado que iriam aprender como abrir as portas do segredo do conhecimento e do sucesso. O detalhe é que ninguém aprende a ser sábio somente com a leitura, como bem Proust observou, pois a sabedoria é uma conquista, não se transmite. A sabedoria é uma forma de ver o mundo, logo, o segredo do sábio é o desafio, que tem cada um, ao enfrentar seus labirintos na busca de saídas temporárias. Além disso, muitos segredos dormem no inconsciente, de onde irrompem de forma desconcertante.

Já a palavra sábio parece uma piada, pense rápido, quem hoje é um sábio? Com certeza, será difícil encontrar algum. Entretanto, vou ousar sugerir um ao leitor, pois creio que a humanidade tem um sábio e que, por cima, se fez na prisão. Quem esteve preso, ou quem trabalhou numa cadeia, não vai acreditar no que escrevi. Tive a oportunidade de trabalhar no Presídio Central de Porto Alegre quando era estudante de Medicina e, durante um ano, convivi com presos e guardas; posso assegurar que, se vi o inferno, foi lá. Portanto, que alguém possa passar 27 anos numa cela e possa evoluir tanto sábio é um mistério, um segredo desse sábio que se chama Nelson Mandela. Ele adquiriu na prisão a força para praticar uma de suas máximas: Devemos promover a coragem onde há medo, promover o acordo onde existe conflito e inspirar esperança onde há desespero.

Na prisão, Mandela ficou calmo, deixando de acreditar no caminho da violência política; e também foi lá onde aprendeu a cultivar uma horta, não em termos individualistas, como propôs Voltaire, mas uma horta coletiva. Desenvolveu a arte da tolerância com o ser humano, integrando a cultura africana e a ocidental, guiado por uma ética impecável. Um leitor cético pode pensar que exagero ao escrever sobre esse velho líder, hoje nas vésperas de completar 92 anos, que foi o engenheiro construtor das pontes entre brancos e negros e pavimentou o caminho para a democracia racial e social. Conseguiu também perceber a importância de se ver o lado positivo das pessoas e não tanto o negativo, como é mais frequente.

Se a Copa do Mundo de futebol está sendo na África do Sul, isso se deve, em boa medida, a Mandela. Sua sabedoria, sua forma de ver o mundo, consiste na tolerância com os paradoxos, o abraço dos opostos, que se resolvem na capacidade de cada um em aceitar a realidade, bem como transformá-la. Soube suportar os fracassos, tão importantes como os sucessos, aprendendo a conviver com as dores, pois só assim se pode aproveitar os sabores dos amores, quando todos os tempos se unem numa dança de pura vivacidade. Estas e outras lições são possíveis desfrutar nos intervalos do Mundial, a partir do livro Os Caminhos de Mandela – Lições de vida, amor e coragem: uma leitura para adolescentes de 12 a 92 anos.

Fonte: Zero Hora

Nenhum comentário: