NO INICIO DO BLOG

20 de junho de 2010

Modelo de Redação - Observem

Quero que observem o título deste texto e qual o referencial que o candidato faz com o mesmo. Tema dessa redação; Crianças sempre serão crianças?

Rosebud

Dizem os mais velhos, com certo ar nostálgico, que a infância é, definitivamente, a melhor época da vida. Viver sem as pressões e angústias do mundo adulto é realmente uma dádiva fantástica. O que fazer, porém, com uma nova geração de crianças, uma vez que estas têm comportamentos e atitudes cada vez mais parecidas com as dos adolescentes e mais velhos?

Medita-se, atualmente, sobre a extinção de animais exóticos, mas é imprescindível que exista uma ONG cujo objetivo seja preservar o Papai Noel, aquele bom velhinho que é mais do que apenas um saco verde de presentes. Com as famílias se deteriorando e a televisão oferecendo tantos atrativos interessantes para as pequeninas cabeças, não é de se estranhar que haja tantas crianças vulgarmente vestidas e, o que é pior, com comportamentos igualmente compatíveis e repugnantes.

O Pequeno Príncipe, adorável personagem do francês Exupéry, ficaria indignado ao perceber que não são mais os adultos que perderam a pureza da infância, e sim, os próprios infantis, em que, em um mundo tão agitado e inseguro, torna-se fundamental viver intensamente a primeira etapa da vida a fim de construir os alicerces de sustentação para suportar aquilo que ela reserva.

É mister que a sociedade analise e reestruture os valores vigentes que, por estarem completamente invertidos não podem ser considerados saudáveis. Respeitar os sentimentos e o direito à fantasia que os pequenos anseiam, mas também formar a educação, o afeto, a fantasia em que possam confiar, será possível transformar os futuros líderes e pensadores em pessoas de idoneidade moral e dignidade. Afinal, até mesmo Cidadão Kane, personagem do filme dirigido por Orson Welles, identificava em seu trenó Rosebud o símbolo da única etapa memorável de sua vida: a infância.

Perceberam a relação título com o contexto, a interrelação com filmes, com a história, com a filosofia, com citações impactantes: é isso aí, gurizada, leitura e contextualização.

Nenhum comentário: