NO INICIO DO BLOG

4 de julho de 2011

Leitura, gurizada

Qual o significado de sutiãs com bojo para meninas de seis anos?
Nas últimas semanas houve grande repercussão sobre um produto lançado pela grife norte-americana Abercrombie: um biquíni para meninas de sete anos de idade com a parte superior com bojo. Como vivemos em tempos de globalização, é claro que já estão disponíveis no Brasil sutiãs para meninas de seis a sete anos, aqui com desenhos da Disney.
Há muito tempo, em nossa cultura, o seio feminino tem sido mais valorizado como um órgão erótico do que nutritivo para bebês. E é nesse sentido que cabe uma pergunta: estamos erotizando precocemente essas crianças? Por que meninas impúberes de seis a sete anos deveriam usar sutiãs que simulam seios que não existem? É apenas mais um produto de consumo ou faz parte de um processo de adultização da infância, como demonstram muitos outros exemplos.
Já faz tempo que meninas posam para fotos com poses sensuais, usam maquiagem, pinturas de unhas e roupas que estão na moda para adolescentes e jovens adultas. O estímulo para que as crianças deixem de ser crianças o mais precocemente possível tem sido evidente.
Há nessas atitudes  uma diferença essencial entre o que faz parte normal do desenvolvimeto infantil - imitar os adultos colocando calçados e roupas dos pais em brincadeiras - e a indução em adotar posturas proporcionadas pelos próprios adultos.
Um dos aspectos é o fato da venda de sutiãs que imitam formas corporais que as crianças não têm - no caso seios - que tem sido mais  analisado é do consumismo, desencadeado para resolver necessidades das empresas em conquistarem novos mercados para seus produtos -  e o mercado infantil é altamente rentável - Já existem , inclusive, produtos de beleza antienvelhecimento para crianças.
Mas há outro aspecto além do consumismo que precisa ser
analisado. Esse lado é diferente da pressão sofrida pelos pais ao serem coagidos pela evidência de que colegas  e amigas de sua filha estão usando um produto que está na moda, embora erotize a infância. O fato é de alguns pais não encontram tempo para pensarem sobre o significado de simular que suas filhas de seis ou sete anos têm seios, e nem para concluírem que talvez isso seja uma forma velada de pedofilia.
Blog de JORGE MONTARDO, médico pediatra e mestre em educação.

Nenhum comentário: