NO INICIO DO BLOG

6 de fevereiro de 2012

Exercícios de revisão - crase, colocação pronominal, regência verbal.

TESTE – coloque falso ou verdadeiro às questões; ao lado a justificativa.CRASE –PRONOMINAIS - REGÊNCIA

1 Lembrou-me a inusitada transformação por que passa a universidade brasileira.

2 Ao chegar à casa, o filho pródigo foi bem recebido.

3 Esqueceu de que precisava voltar ao trabalho.

4 Ele custará muito para entender.

5 Esta alternativa desobedece o padrão da gramática normativa.

6 Perguntei por que não tinha ido à escola.

7 Caminhava passo a passo `a procura de um lugar que onde pudesse ficar à vontade.

8 Calar-me-ia diante de tal assunto.

9 A situação em nossa fábrica era calamitosa, em se tratando de capital.

10 Quem a avisou sobre as novas datas do exame?

11 Aquele jogador ainda aspira uma vaga na seleção.

12 Estes são os recursos que dispomos.

13 O aluno custou para entender a funcionalidade do laboratório de química.

14 Nossa avó sempre se esquecia o guarda-chuva na igreja.

15 Aqueles que desobedeceram os regulamentos devem ser punidos severamente.

16 Aquelas obras visavam ao bem da população.

17 Esse direito assiste, exclusivamente, ao advogados de defesa.

18 O médico assistiu o adoentado.

19 O vestido que usou agradou a todos.

20 Aspirava suavemente o aroma da manhã.

21 Não esqueçamos de que a saúde tem seu preço.

22 Chegamos em São Paulo pela manhã.

23 Os coqueiros eram senhores que os trabalhadores obedeciam.

24 Corria o risco de se arruinar e não podia pagar os credores.

25 Do filho que muito o quer.

26 Natural é que o leitor faça tais perguntas, às quais temos obrigação de responder.

27 Os jesuítas queriam muito ao noviço.

28 Quem responderá a essa póstuma chamada?

29 Não simpatizei com ele nem com suas idéias

30 Felipe dos Santos ficou imobilizado por dezenas de bacamartes que visavam o seu peito.

31 Assustada a família com os versos em que sempre o via ocupado, foi reclamar ao grande mestre que não o via estudar em casa, ao que foi respondido que sua assiduidade e explicação as aulas nada deixavam a desejar.

32 Como a anos, sentaram-se todos a mesa e começaram a conversar animadamente.

33 A visão destes anos mostra uma sociedade cindida de ponta a ponta e em cada detalhe da vida por conflitos heterogêneos, fragmentados, violentos, mobilizantes . Cada movimento desses se faz por conflitos distintos e reconhece a si mesmo em espaço político próprio. E o Estado, em cujo espaço institucional se traduzem os efeitos de uma sociedade plural e desigual, formaliza suas reações a mobilização social, Nesses tempos turbulentos os governantes imaginaram uma forma de exercício de poder que conciliasse a emergência dos novos direitos com os limites autoritários de sua gerência. O executivo se lança, então, a experiências várias de contenção social.

34 Os maus políticos esquecem de suas promessas.

35 Agora, se eu não voltar a casa de Rita, a hora normal, haverá alarme, virá gente a minha procura.

36 Não é nosso propósito descrever uma corrida do Airton Senna. Todos têm assistido elas.

37 Outro dia fui a São Paulo, e resolvi voltar a noite, uma noite de vento sul e chuva, tanto lá como aqui.

38 Notamos sua antipatia por todos os presentes.

39 Ao considerar que a energia é um dos bens mais valiosos que a nação dispõe.

40 Todo o time foi aquela entrevista, mesmo sabendo que se dariam mal por terem perdido o campeonato. ( Não foi o Grêmio!)

41 O carro custou 40 mil reais.

41 Custa-me acreditar em suas palavras, afinal sempre tivestes atitudes dúbias.

42 A noiva chegou à igreja às 8 horas.

43 Custa-lhe reconhecer um rosto que se aproxima sorrindo.

44 Nem sei mesmo explicar por que namora a filha do chefe de Seção, que é de condição modesta.

45 Pagava com pontualidade exemplar ao alfaiate e ao marceneiro.

46 Antes de começar a aula, a matéria, os exercícios no quadro, como muita gente entende, o mestre declamava um poema e fazia vibrar sua alma de tanta empolgação e os alunos ficavam admirados. Com a sutileza de um sábio foi-nos ensinando a linguagem poética mesclada ao ritmo, à melodia, e à própria sensibilidade artística. Um verdadeiro deleite para o espírito, uma sensação de paz, harmonia.

47 Encontramo-nos às sete horas da noite e despedimo-nos às quatro da manhã.

48 Entreguei os documentos a sua mãe.

49 A região à qual iremos jamais foi explorada pelo homem.

50 Fomos até a ponte para vermos o acidente.

51 Engraçado, cheguei a terra de meus avós e sinto que nada mudou; a presença deles se faz de forma inexplicável.

52...perdoava os meus devedores....

53 Tive uma suspeita e preferi dizê-la do que guardá-la.

54 O senador respondeu para o jornalista que o projeto do governo sofreria emendas.

55 O país inteiro simpatizou com esse princípio.

56 Estava à um metro de distância.

57 tínhamos preparado-nos para o evento, porém não sabíamos da verdade...

58 O Brasil sempre será marcado por inúmeros conflitos sociais, pois essa imensa terra não tem como geri-la. Agora, se a transformássemos em pequenos países, por certo, haveria menos corrupção.

59 Faltaria nos decisões que melindrassem os contraventores da lei.

60 Assiste para o presidente da república nomear seus ministros.

61 As medidas visavam ao restabelecimento da ordem pública.

62 ...e, bem ordinária, me traz um estremecimento de colegial.

63 Nessa altura minhas pernas tinham levado-me para o mundo da lua.

64 Visava à nomeação havia anos.

65 O transeunte agrada o menino com um afago.

66 Quero a um livro de Drummond.

67 O seu convite, respondo que não vou.

68 Esqueceu do dnheiro.

69 O advogado se dirigiu a ela com falta de respeito e começou a gritar.

70 Ele se veste a Glodovil.

71 Habituou-se aquela nova situação.

72 A momentos em que nos faltam palavras, foi o que me ocorreu a poucos instantes, quando a vi, dirigindo-se a mim.

73 Ficava nervosa a medida que chegavam os convidados.

74 Romário aspirou o milésimo gol.

75 Os médicos chegaram cedo no hospital.

76 Ela sempre obedece o marido.

77 Roberto assistiu-lhe.

78 Não contar-te-ei meu segredo.

79 Os economistas haviam preparado-o bem para o comportamento econômico deste final de século.

80 Afirmou que casou-se por amor.

81 Eu vou te dizer a verdade.

82 Eu estou dizendo-te a verdade.

83 Jamais te exponha ao perigo com tanta imprudência.

84 Me levanto, mas antes

Que me calce

Ou me barbeie

Bombas caem em DA Nang.

85 Dirá- me o leitor de que a beleza vive de si mesma.

86 A anos que não a via, parecia que jamais falariam de novo. No entanto, quando a mágoa passa, fica aquela vontade de desdizer as ofensas, de reelaborar os pensamentos, de pedir perdão. As vezes não é bom voltar aquilo que já se fez, é melhor tocar a vida adiante e pensar que dali a algum tempo nada mais fará sentido.

87 A periferia incha-se e a violência cresce na mesma proporção.

88 Luisa não me tem ajudado.

89 Ana prefere a casa ao apartamento.

90 O Brasil assiste aos seu flagelados com comida , roupas e remédios.

91 Não esqueço daqueles tempos.

92 Ninguém respondeu o ofício.

93 O caçador visava a caça.

94 O coração, alma e vida

Tudo eu já te dei...

95 O jogo a que assisti foi um fracasso, pois o Grêmio teve uma atuação a desejar contra um time de Ijuí.

96 Fui ao teatro ontem e assisti um belo espetáculo.

97 Iremos no museu.

98 Já perdoei você.

99 Regina sempre aspirou ao sucesso.

100 Não desista nunca em querer mais, afinal tudo vai depender somente de você!!!!!!!!!

Nenhum comentário: