NO INICIO DO BLOG

24 de maio de 2012

Modelo de texto - Leitura Obrigatória - Ruyzão

Título - Equilíbrio dinâmico

Introdução

Para criar uma civilização, a humanidade criou mecanismos auxiliadores neste processo, tais como tecnologia, religião e ciência, Dentro dessa última é ferramenta social fundamental à ordem do coletivo. Assim, o fruto do pensar antrópico guia seu criador desde os remotos tempos nos quais o Homo Sapiens, tal como se conhece, surgiu.
 Desenvolvimento 1

A partir desse período, assumiu o caráter de criar, de legislar e de executar as leis. nasce o biopolítico, isto é, o indivíduo entendedor natural da prática política, como Michel Foucault, filósofo francês contemporâneo, denominou. Porém, a área de abrangência do poder individual é restrita, o que leva ao litígio. Tomas Hobbes descreveu como sendo a guerra de todos contra todos, uma vez que o homem é o lobo do próprio homem.

Desenvolvimento 2

Em face dessa limitação, faz-se necessária a vigilância daqueles praticantes ativos em todos tipos de regime de monarquia, teocracia,autarquia, aristocracia, oclocracia, tirania ou democracia. O triunfo da participação política, ainda que não seja pleno, é visto na filha de Atenas, na democracia. Nela os cidadãos atuam direta ou representativamente, corroborando a essência humana e a política  na chamada "menor mal" dentre os males das formas governantes.

Desenvolvimento 3

Todavia, não é apenas nessa que se vê a interferência social no campo político. Exemplos como os Provos, atuantes na Holanda da década de GO, e a Primavera Árabe atual ratificam a atemporalidade da ação.Além disso,"sine qua non", ressaltar que fazer política não é só abalar conjunturas globais, mas também participar de uma associação de bairro, de passeatas, de marchas, de abaixo- assinados, de greves,  e de protestos aflora o ser biopolítico que há.


Conclusão

A participação na política é indispensável porque é da natureza antrópica exercê-la. Isso se dá nas diversas escalas, indo do contexto local ao mundial. Durante a história, vê-se exemplos que confirmam tal tese e que contrariam que é humano, demasiado humano o desejo de intervenção nesse equilíbrio dinâmico que é a política.


Tema - Participação política: indispensável ou superada?

Um texto nota dez - FUVEST






















Nenhum comentário: