NO INICIO DO BLOG

22 de maio de 2012

Tema e modelo de redação nota 10

Tema: Participação política: indispensável ou superada?

Título

O regresso social reside na alienação política

Certa vez, quando questionado sobre seu posicionamento político, o diplomata e escritor, Guimarães Rosa respondeu ser apolítico. Tal declaração vinda de um gênio da literatura causou espanto em muitos, eis que desde a Grécia antiga até hodiernamente a participação política de cidadãos mostrou-se fundamental à constituição de um estado, uma vez que ela acarretará num plano piloto que  designará quais serão os interesses estatais a serem buscados em prol de um dado povo e conforme as peculiaridades de uma dada nação.
No que tange ao Brasil, até 1984 houve necessidade de participação popular para se instaurar a democracia e, atualmente, a função de construir a história em nossa geração consiste na atenção real dos cidadãos a fim de se atingir a Consolidação do Estado Social Democrático de Direito, o qual só é alcançado  a partir de pessoas que exijam seus direitos e cobrem das instituições políticas, bem como de seus respectivos atores, o efetivo exercício de seus deveres enquanto governantes.
A despeito de ser  inquestionável que vivemos em um tempo em que há muitos limites políticos, por conta do amplo liberalismo político em voga, o povo não pode se omitir aceitando a tudo como o fazem os alienados. Omitindo-se, os cidadãos perderão totalmente o controle dos rumos políticos, restando ao bel prazer dos atuais substitutos das instituições políticas: o FMI, o Banco Mundial e a DMC, instituições estas que defendem interesses econômicos de uma pequena aristocracia internacional, pouco se importando com políticas sociais ou com uma melhor distribuição de renda à população mundial.
A somar-se a isso, é indubitável que em tudo há política numa sociedade civilizada. Ela existe, quando o cidadão atravessa a rua em faixa de pedestres, quando ele necessita de saúde pública ou simplesmente quando utiliza água tratada e encanada em seu lar. Dessa arte, ainda que o indivíduo deseje ser apolítico ou alienado numa sociedade ordeira, é impossível afirmar que ele nunca se relacionará, direta ou indiretamente com a política.
Mais do que inevitável, é indispensável a participação política na sociedade contemporânea , seja porque a política  está em tudo na civilização atual, seja porque é a participação popular que garantirá a soberania de um povo.  Assim, conquistando-se direitos sociais e econômicos mais justos, ou efetivando-se, no caso do Brasil, um Estado Social Democrático real.

FUVEST - 2012

Nenhum comentário: