NO INICIO DO BLOG

21 de junho de 2012

Leitura e observação -Tema de redação 64

Uma redação nota dez
Título
A convicção faz o herói

Introdução
"Eu tive um sonho em que brancos e negros eram iguais."Esse é o início do discurso em que Martin Luther King paralisou o mundo por instantes e redirecionou a história dos negros no mundo. Fez da vontade comum de ser tratado humanamente e como cidadão uma forma de hino da consciência negra.

A introdução de uma dissertação geralmente apresenta o tema, o assunto principal do texto. Nessa redação,  isso não acontece: a primeira frase é uma citação. Cria-se uma expectativa sobre qual o assunto principal a ser  discutido no texto.

Desenvolvimento 1
Em meio à animalização e ao desprezo do humano negro, Martin surge como porta voz. Ele trouxe ao público o desejo de igualdade e dignidade almejado pela etnia que traz na sua história a carga dos anos de escravidão e de tortura quando imposta a transgressão dos limites corporais e o terror psicológico em associar a raça a criaturas impuras e infernais à cor

A não abordagem conceitual sobre herói, partindo de um exemplo histórico - argumento irrefutável de valor universal - uma vez que ninguém discorda da representação de herói de Martin Luther King, para efetivamente tecer a argumentação sobre heroísmo nos parágrafos seguintes.

Desenvolvimento 2
A situação degradante e o surgimento de um ídolo exemplificam a necessidade do heroísmo, no qual o grande trunfo não é o poder de voar, quiçá a emissão de raios laser, mas o poder de atitudes que comovam e inspirem, com força de ideias e, indubitavelmente, coerência capaz de atenuar a incerteza humana. Assim como a figura materna é referência para uma criança, ao amadurecer se faz necessária a presença de alguém com respaldo suficiente para transformar com veracidade suas ideias e seus atos em exemplo  a ser seguido.

Há a opinião expressa sobre a necessidade de heroísmo e o que isso representa na primeira frase. A argumentação é ilustrada com comparações.

Desenvolvimento 3
 Tal processo promove a construção do caráter e da personalidade do ser humano para que, quando sólidos, o heroísmo receba novas conotações. Contudo, ser herói de uma causa abrange inúmeras maneiras de sê-lo e também a relatividade, pois são as convicções e linhas de pensamento que definem o que é considerado heroísmo pelas pessoas; caso contrário, os grandes líderes do fascismo e nazismo não teriam arrebatado multidões com seus discursos persuasivos.

Há nesse parágrafo uma declaração a respeito das implicações desse processo de ser herói.

Conclusão
As várias facetas da definição do herói o tornam ainda mais fascinante quando atitudes extraordinárias de salvamento de vidas, priorização de valores, superação de limites e lutas árduas em adversidades se destacam. O verdadeiro herói pode ser desconhecido, mas nunca desumano.

Esse parágrafo está integrado a tudo que se declarou e argumentou no texto, fechando o texto com uma frase impactante.

Tema  do texto - Quem é o herói para você no mundo moderno?  Proposta, na segunda etapa, do concurso em que Zero Hora promoveu em 2011.

Nenhum comentário: