NO INICIO DO BLOG

19 de setembro de 2013

Possíveis temas de redação ENEM - 2013


Este ano, muitos acontecimentos chamaram a atenção nos meios de comunicação do Brasil. Abaixo você encontra 5 temas que tiveram grande repercussão e que podem ser possíveis temas para a redação do Enem 2013. Confira!

1 - Redução da maioridade penal

Este é um assunto que rendeu grandes discussões na mídia. Vale a pena explorar os argumentos de especialistas que são contra ou a favor dessa medida.

2 - Importação de médicos

O Ministério da Saúde tem mostrado o interesse em trazer médicos de países vizinhos para suprir uma certa falta de profissionais dessa área, porém nem todos têm a mesma opinião. É legal contextualizar o porquê dessa discussão e os principais pontos contra e a favor.

3 - Copa do Mundo 2014 e Olímpiadas 2016

Apesar de ser um tema muito tratado em diversas mídias e não ser um tema "favorito" para a redação deste ano, é bom estar por dentro do assunto para argumentar, inclusive, dentro de outros tópicos da economia brasileira.

4 - Tragédia em Santa Maria

A morte dos 242 jovens foi alvo da mídia nacional e internacional por se tratar de uma discussão pertinente sobre a segurança em estabelecimentos fechados, como a boate Kiss, local do incêndio. É importante argumentar sobre os principais pontos da discussão que gira em torno do respeito de normas impostas pelo governo para a segurança de todos.

5 - Protestos em todo Brasil

Com certeza, este tema é um forte candidato, uma vez que contemplou todo o nosso país em diversos pontos, tais como sociais, econômicos e políticos. Estude artigos, vídeos e jornais. Com certeza isso ajudará na formação de sua opinião.

Nenhum comentário: