NO INICIO DO BLOG

28 de setembro de 2013

Tema de redação vestibulares

• “[...] Não lhe encontro qualquer lesão, os seus olhos estão perfeitos. A mulher juntou as mãos num gesto de alegria e
exclamou, Eu bem te tinha dito, eu bem te tinha dito, tudo se ia resolver. Sem lhe dar atenção, o cego perguntou, Já posso
tirar o queixo, senhor doutor, Claro que sim, desculpe, Se os meus olhos estão perfeitos, como diz, então por que estou eu
cego, Por enquanto não lhe sei dizer, vamos ter de fazer exames mais minuciosos, análises, ecografia, encefalograma,
Acha que tem alguma coisa a ver com o cérebro, É uma possibilidade, mas não creio, No entanto o senhor doutor diz que
não encontra nada de mau nos meus olhos, Assim é, Não percebo, O que quero dizer é que se o senhor está de facto
cego, a sua cegueira, neste momento, é inexplicável.”
(SARAMAGO, José. Ensaio sobre a cegueira. São Paulo: Companhia das Letras, 2002. p. 23.)
• “[...] Por que foi que cegamos, Não sei, talvez um dia se chegue a conhecer a razão. Queres que te diga o que penso,
Diz, Penso que não cegamos, penso que estamos cegos, Cegos que veem, Cegos que, vendo, não veem.”
(SARAMAGO, José. Ensaio sobre a cegueira. São Paulo: Companhia das Letras, 2002. p. 310.)
Com base nos fragmentos em destaque, do romance “Ensaio sobre a cegueira”, de José Saramago, e considerando também a
epígrafe “Se podes olhar, vê. Se podes ver, repara”, do mesmo livro, produza um texto argumentativo sobre o tema:
“O pior cego é aquele que não quer enxergar”.
INSTRUÇÕES:
• Escreva na modalidade padrão da língua portuguesa.
• Desenvolva seu texto, considerando também os seus conhecimentos de vida e as suas reflexões sobre a “necessidade de ter olhos
quando outros os perderam”.
• Defenda os seus pontos de vista e proponha possíveis soluções para problemas decorrentes de uma falta de visão humana.

Nenhum comentário: