NO INICIO DO BLOG

4 de outubro de 2013

Cinco dicas para a redação do ENEM


5 Dicas para a Redação do Enem 2013
  1. Fique atento às notícias do cotidiano: como todos sabem, a prova é aplicada em todo o Brasil. Portanto, os temas levantam questões presente no cotidiano da maioria dos cidadãos. Quanto mais você acompanhar as notícias em jornais, internet, televisão, rádio, maior a margem e conhecimento de causa que terá para a discussão.
  2. Desenvolva o hábito de leitura e pratique sua escrita: não adianta ter conhecimento do assunto sem conseguir colocar tudo o que pensa em prática. A leitura é importante para o conhecimento de novas palavras e estruturas gramaticais, ajudando a aperfeiçoar a escrita. Portanto, além de ler, escreva sempre sobre os prováveis temas da redação do Enem.
  3. Compreenda realmente o tema: colocando em prática as duas dicas anteriores, esta terceira será uma tarefa mais fácil. Uma boa nota na redação só é alcançada quando o candidato demonstra conhecimento de causa e sabe colocar tudo o que pensa no papel.
  4. Saiba utilizar seu tempo na hora da prova: no dia da redação, haverá 05h30min para resolver 90 questões e desenvolver a redação. Se conseguir escrever em menos de 1h, ótimo! Ainda restarão 4h para você se dedicar às questões.
  5. Conheça os critérios de avaliação: você precisa saber como sua redação será avaliada, para escrever dentro dos moldes exigidos. Seu texto deverá possuir caráter dissertativo-argumentativo e nele é preciso: demonstrar domínio padrão da língua escrita; compreender a proposta da redação; selecionar, relacionar, organizar argumentos em defesa de um ponto de vista; demostrar conhecimento dos mecanismos linguísticos; e elaborar proposta para o problema abordado.

Nenhum comentário: