NO INICIO DO BLOG

16 de outubro de 2013

Correção de um redação ENEM



3 nações e uma espécie

A população humana desde tempos remotos, busca melhores condições de vida para se adaptar ao ambiente. É imprescindível ao homem uma terra fértil, onde há possibilidades de prosperação[prosperidade] e desenvolvimento. Contudo, essa imigração ao longo dos anos, ainda causa efeitos muitas vezes indesejáveis a muitas pessoas.

As crises políticas, econômicas e sociais ao redor do mundo, trouxe[mundo trouxeram] uma forte corrente imigratória para o Brasil nos dias atuais. Com a crise econômica europeia, o nosso país tem sido a escolha de muitos estrangeiros, por conta de sua crescente atuação no mercado internacional emergente.

Entretanto, ao mesmo tempo em que o país recebe essa grande quantidade de imigrantes, não tem estrutura para sustenta-los [sustentá-los] , pois o país ainda carece de programas governamentais efetivos para a absorção dessa nova população. Por conta disso, há também a possibilidade de ocorrer a xenofobia por causa da entrada de estrangeirosmelhores [mais bem] qualificados profissionalmente à [às] vagas de emprego.

É evidente que os movimentos imigratórios de Japonêses [japoneses] , alemães e italianos para o Brasil no século anterior, trouxe [anterior trouxeram] inúmeros traços culturais positivos, mas ainda assim é necessário uma política social para acabar com as diferenças regionalistas.

Não obstante, concluímos que é necessário uma proposta governamental de ações que possibilitem uma maior interação entre os povos, programas de redirecionamento dessa mão de obra, para não haver desarmonia e manter-nos sempre no foco e progresso pelo desenvolvimento. 
 

Comentário geral:

Texto fraco. O autor tem dificuldade de chegar ao tema, o que só faz a partir do segundo parágrafo, com algumas declarações isoladas entre si (cada uma em um parágrafo). A conclusão é confusa e retórica sugerindo uma ação para o governo e para um "nós" que não se sabe ao certo quem seja.
 

Aspectos pontuais:

1) Primeiro parágrafo: a) Para tratar de um tema atual, o autor recorre gratuitamente a tempos remotos e ao darwinismo, que perderá de vista logo a seguir. b) Qual é "essa imigração"? Até o momento, ele falou de busca por terras férteis, não falou nada sobre deixar um país em busca de melhores condições de vida em outro... c) Quais seriam, precisamente, esses “efeitos indesejáveis” e a que pessoas eles se referem?

2) Quarto parágrafo: "Diferenças regionais" dá para entender, "diferenças regionalistas" é uma expressão que carece de explicação. Principalmente no que toca sua relação com a imigração de japoneses, alemães e italianos para o Brasil.

3) Quinto parágrafo: a conclusão é retórica e inconclusiva. Provavelmente, ele tem em vista uma "integração" entre os povos, mas o trecho é tão mal redigido, que não dá para ter certeza de nada. "Redirecionar a mão de obra" é algo bastante objetivo, já "para não haver desarmonia" é tão subjetivo, que é gritante o contraste entre os dois elementos na mesma frase. O parágrafo se encerra atropelando a sintaxe.

Competências avaliadas

1.Demonstrar domínio da norma culta da língua escrita.1,0
2.Compreender a proposta da redação e aplicar conceito das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.1,0
3.Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.0,5
4.Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.0,5
5.Elaborar a proposta de solução para o problema abordado, mostrando respeito aos valores humanos e considerando a diversidade sociocultural.0,0
Total30

Nenhum comentário: