NO INICIO DO BLOG

2 de janeiro de 2014

Concurso Banco do Brasil em fevereiro

 

O BB tem o costume de realizar concursos públicos apenas para cadastro de reserva, mas convoca os aprovados quando surgem as vagas. O salário inicial é de R$ 2.043,36, mas os benefícios oferecidos pelo banco e a estabilidade são fatores que fazem com que o concurso seja bastante concorrido.
Fernando Bentes, diretor acadêmico do site Questões de Concursos, lembra que, embora seja uma sociedade de economia mista, disputa mercado e organiza-se como uma verdadeira empresa privada: os funcionários têm participação nos lucros da empresa, possibilidade de ascensão profissional, ocupação de cargos de gerência e diretoria e até lotação no exterior, nas agência do BB espalhadas por todo o mundo. E isso atrai um grande número de candidatos:
— O candidato está investindo seu tempo para realizar um concurso com muitos atrativos profissionais e grandes chances de ascensão na carreira. Além disso, a carga horária de trabalho é reduzida (seis horas diárias) e, além de vários benefícios de saúde, alimentação, transporte e previdência, o salário pago ao escriturário é muito maior do que se paga no mercado privado para trabalhadores de nível médio.
Por tudo isso, o professor acredita que há bastante motivação dos candidatos a fazerem a prova, ainda que tenham de se mudar ou se deslocar para longe de casa e da família:
— Não se pode esquecer também que o custo de vida em localidades do interior é muito mais baixo e a possibilidade de assumir uma gerência pode compensar esta mudança.
Paulo Estrella, diretor pedagógico da Academia do Concurso, por sua vez, afirma que a decisão de fazer a prova do BB, mesmo que sua cidade não tenha sido incluída nesta seleção, depende de candidato para candidato:
— Se ele tem família, amigos que facilitem a sua vida na cidade que as vagas estão sendo ofertadas, vale a pena. O que é fundamental é que o candidato, com o salário inicial oferecido, tenha capacidade de se sustentar na nova cidade. Se essa avaliação for favorável, ele deve fazer a prova, sim. Caso contrário, deve lembrar que, para o Rio de Janeiro, por exemplo, teremos em breve o concurso da Caixa Econômica Federal. As disciplinas e conteúdos são muito parecidos.
Os professores alertam que, apesar de a banca desta vez ser a Cesgranrio e não mais a Fundação Carlos Chagas, não houve mudança de conteúdo deste edital em relação ao do último concurso realizado, no mês de março deste ano.
— A prova do concurso anterior é um bom parâmetro e uma boa forma de o candidato estudar e praticar — afirma Carlos Arthur Newlands, autor do livro “Sistema financeiro e bancário” (Ed. Elsevier).
A seleção terá três etapas: prova objetiva, prova de redação e perícias médicas e procedimentos admissionais. Newlands recomenda que os candidatos, além de se prepararem com base na prova do último concurso, se dediquem a estudar conhecimentos bancários:
— Isso porque, diferentemente de matemática, essa é uma disciplina que não se estuda no ensino médio, quer dizer, é um conteúdo que exige mais aprofundamento.
Na opinião de Estrella, a disciplina de conhecimentos bancários é a mais complexa para quem ainda não fez concurso da área. O volume de conteúdo é grande e, além de complexo, é bem específico para a área bancária. Na área de exatas, a matemática e raciocínio lógico devem ser foco por parte dos interessados, principalmente para aqueles que têm dificuldade nessa área.
Bentes, por sua vez, lembra que os candidatos mais bem colocados estarão habilitados a fazer a redação, que vale 100 pontos totais. Ele recomenda que o candidato leia bastante jornais e revistas para se situar sobre possíveis temas da prova e para recolher argumentos que vão embasar seu texto em prosa. Ele ressalta que toda redação deve começar com uma introdução ao tema, dois parágrafos de desenvolvimento e um de conclusão, mas nada de expor opiniões muito radicais na prova. Ele destaca também que as disciplinas se alteram um pouco apenas para a “Microrregião 21 DF-TI”, mas o espírito da prova é o mesmo e o candidato pode seguir as mesmas orientações gerais, atentando para as diferenças sutis que o edital estabelece para essa localidade.
Cesgranrio costuma cobrar questões de gramática.
— Geralmente, a banca coloca um texto grande e faz todas ou quase todas as questões em cima desse texto — a leitura ajuda os candidatos a se prepararem para a prova de português e redação. — Porém, a leitura apenas não é suficiente, é preciso ter técnica também. Fazer ao menos duas redações por semana é o ideal.
Nesta época do ano, abdicar um pouco da vida social pode fazer diferença na comparação com outros candidatos.

Nenhum comentário: