NO INICIO DO BLOG

13 de janeiro de 2014

Questões sobre colocação pronominal

COLOCAÇÃO PRONOMINAL na FCC, no CESGRANRIO e no CESPE/Unb

1.
O pronome se  pode se deslocar sintaticamente, sem provocar erro gramatical, na afirmativa
a) não conseguiu livrar-se, porque é próclise ao verbo no infinitivo.
b) não se conseguiu livrar, porque é próclise ao advérbio.
c) não se conseguiu livrar, porque é ênclise ao auxiliar.
d) não conseguiu se livrar, porque é próclise ao verbo principal.
e) não conseguiu livrar-se, porque é próclise ao verbo no infinitivo com palavra de sentido negativo.
 
Observe logo no enunciado como a FCC considera as regras de colocação pronominal: "O pronome se pode se deslocar...". Os principais gramáticos, como Bechara, entendem que o pronome oblíquo átono (POA) deve vir ligado por hífen ao verbo auxiliar da locução verbal, e não proclítico ao verbo principal; em outras palavras, o enunciado deveria estar redigido assim (segundo o grande mestre Bechara): "O pronome se pode-se deslocar...". Bem, deixemos as polêmicas gramaticais de lado, afinal outros gramáticos, modernos, como Ulisses Infante e Manoel Pinto Ribeiro, entendem que o POA pode vir proclítico ao verbo principal, o que tornaria a redação do enunciado acertada. E é desta última forma que as bancas têm trabalhado a questão. Ufa!
 
Falemos da questão em si. O gabarito está na letra E, pois quando há palavra negativa ('não') antes da locução verbal, o POA pode vir antes do verbo auxiliar (próclise). Esta regra anula todas as outras alternativas. Simples assim, pá! pum!
 
 
2. 
A frase que respeita totalmente o padrão culto escrito é:
a) Exmo. Sr. Senador, acabo de receber o projeto que Vossa Excelência me encaminhou e pretendo lhe enviar o parecer solicitado no prazo de, no máximo, um mês.
b) Acredito que Vossa Senhoria, Exmo. Sr. Secretário, não deve se preocupar com questões que não de mandem diretamente vossa decisão.
c) Tal foram as exigências deles, que Maria, ela própria, desistiu da compra, não sem antes avisar que, qualquer que fossem as alegações, nada a impediria de lhes denunciar.
d) Cada um de todos aqueles grupos que se cuidem, pois as armadilhas que impuseram um ao outro acredito que pode ter consequências.
e) Ao se dirigir àquele Senhor, passou-lhe os documentos que necessitava para ir adiante ao processo já iniciado.
 
Sabemos que esta questão não diz respeito apenas à colocação pronominal, mas este artigo pretende apegar-se tão somente a ela, logo passo a comentar os dois casos adequados de uso de POA. Em "... Vossa Excelência me encaminhou..." (também "Vossa Excelência encaminhou-me) POA pode ficar antes ou depois do verbo quando um pronome de tratamento vier antes do verbo; em "... e pretendo lhe enviar..." (também "e LHE pretendo enviar" ou "e pretendo enviar-lhe), o POA não só pode ficar antes do verbo auxiliar quando vier uma conjunção aditiva 'e' antes do verbo, mas também pode ficar depois do verbo principal. Letra A, portanto, é o gabarito. Simples assim, pá! pum!
 
 
 3
Leia as frases abaixo.

I - Convém que entregue o relatório o mais rápido possível. (me)
II - Amanhã, anunciarei as novas rotinas do setor. (lhes)
III - Sentindo ofendido, retirou-se do plenário. (se)
IV - Quem informará as suas novas designações? (lhe)

A exigência da próclise ocorre APENAS nas frases
a) I e II.
b) I e III.
c) I e IV.
d) II e III.
e) III e IV.
 
Muito simples. Gabarito: C. O POA vem antes do verbo quando antes deste vier uma conjunção subordinativa (Convém 'que' ME entregue...).  O POA vem antes do verbo quando antes deste vier um pronome interrogativo ('Quem' LHE informará...). Observe que 'informará' está no futuro do presente do indicativo, o que gera, a princípio, a famigerada mesóclise (POA no meio do verbo); no entanto, a regra da próclise (POA antes do verbo) prevalece sobre a mesóclise.
 
Dentre as sentenças abaixo, aquela em que a forma alternativa de colocação do pronome oblíquo (em negrito) está de acordo com o registro culto e formal da língua é
a) Antes do Kindle, qualquer um podia pegar um livro e lê-lo.
b) Hoje se consegue com a leitura muito mais do que conhecimento. - Hoje consegue-se.
c) Acredito que não se precisa de nada para ler, apenas um par de óculos. - não precisa-se
d) Se eu ganhasse um livro eletrônico, nunca iria folheá-lo. - nunca iria o folhear.
e) Muito se tem falado sobre os livros eletrônicos. - Muito tem falado-se.
 
Diante de verbo, mesmo no infinitivo (ler), logo 'lê-LO' . Gabarito: A.
 
5
 
É impossível pensar o mundo contemporâneo sem reconhecer-lhe uma das características mais marcantes e fundamentais: este é o período histórico no qual se opera a mais radical das revoluções já experimentadas pela humanidade, tanto em amplitude quanto em profundidade. Essa revolução caracteriza-se simultaneamente por uma série de avanços no conhecimento científico e pelo desenvolvimento imediato de aplicações desses novos conhecimentos à produção e à circulação de bens materiais e simbólicos. (...)
Vilma Figueiredo; Roberto Freire e Caetano E. P. de Araújo. Revolução científica e tecnológica. Brasília
Julgue os próximos itens, relativos à organização das ideias no texto.
A colocação pronominal em "caracteriza-se" indica a escolha dos autores por um registro mais formal de linguagem; o emprego desse pronome antes da forma verbal, além de caracterizar desrespeito às regras gramaticais do registro padrão da linguagem, representaria, no contexto, uso inadequado da linguagem, dado o caráter institucional do texto.
CERTO (  )
ERRADO (X)
 
Sujeito explícito sem "palavra atrativa" faculta a posição do POA, ou seja, "Essa revolução caracteriza-se ou "Essa revolução SE caracteriza" são duas formas adequadas à norma culta, antes ou depois do verbo. Sendo assim, o comentário está ERRADO.
 
 
 
O deslocamento do pronome "se" para imediatamente após a forma verbal "concretizar" - não deverá concretizar-se - não prejudicaria a correção gramatical do texto.
CERTO ( )
ERRADO ( X )
 
Prejudicaria mesmo! Relembrando: quando a locução verbal estiver antecedida de palavra de sentido negativo, o POA pode vir antes do verbo auxiliar .

Nenhum comentário: