NO INICIO DO BLOG

12 de janeiro de 2014

Tema de redação - treinando

 

A Aids não é mais a mesma? Por que diminuiu o medo da doença?

Em 1989, quando o cantor Cazuza assumiu estar com Aids, o Brasil ainda não sabia muita coisa sobre a doença. Assustada, a população precisou discutir abertamente assuntos como fidelidade, comportamentos sexuais, drogas, transfusão de sangue, e tomar atitudes de precaução contra o mal que destruía famosos e anônimos por todo o mundo. Com o passar dos anos, as discussões sobre Aids perderam o destaque, em parte pelo surgimento de drogas que prolongam a vida dos doentes, em parte pelo distanciamento temporal entre a juventude atual e as primeiras vítimas fatais. Hoje, o governo declara que a situação está estabilizada, mas a cada ano, cerca de 35 mil brasileiros se infectam. Estima-se que, no país, haja mais de 600 mil infectados, dos quais cerca de 230 mil não sabem, ainda, que são soropositivos. Apesar disso, muitos jovens descuidam-se, principalmente em relação às práticas sexuais desprotegidas, pois declaram não ter medo da Aids. Como entender esse comportamento? O que falta à população para entender os riscos que essa doença ainda representa?
 

Elabore uma dissertação considerando as ideias a seguir:

  • Tânia Rêgo/ABr O Ministério da Saúde promoveu ações de prevenção à doença em 1 de dezembro, Dia Mundial da Luta contra a Aids

Falta de oportunidade e incapacidade

Há 30 anos, o mundo ouvia falar pela primeira vez de uma doença poderosa, que derrubava as defesas do corpo e desafiava os médicos. Os cientistas deram a essa doença o nome de Aids (sigla em Inglês de Síndrome da Imunodeficiência Autoadquirida). Logo, descobriram que era causada por um vírus e começaram a desenvolver remédios e buscar uma vacina.
A vacina até hoje não existe. Já os remédios ajudaram a fazer da Aids uma doença controlável, embora ainda grave. Trinta anos depois, como será que uma nova geração que não testemunhou o sofrimento dos primeiros pacientes encara a Aids? Como esses jovens de hoje se protegem da contaminação?
[...]
O combate à Aids é um marco na história da medicina. Os primeiros casos apareceram em 1981. Três anos depois, já se conhecia o vírus e havia um teste para identificar seus portadores. Apesar dessas descobertas, assim que a doença se instalava o sofrimento e a morte eram inevitáveis. Em 1995, surgiu um coquetel, com medicamentos altamente eficazes contra o HIV, e a realidade mudou. Apesar de o número de casos ter parado de aumentar, a cada ano, 35 mil brasileiros se infectam.
[Fantástico, Rede Globo]

Por que os jovens não usam camisinha?

Apesar de mais bem-informada do que as outras gerações, os jovens de até 24 anos ignoram o preservativo por não terem medo da Aids e por confiarem no parceiro.
Para começar, duas notícias, uma boa e uma ruim. A boa é que os jovens de até 24 anos compõem a faixa etária que mais usa preservativo no Brasil. A ruim é que eles abandonam cada vez mais rápido o artefato de látex. A desistência da camisinha acontece aos primeiros sinais de um relacionamento sólido. Segundo dados do Ministério da Saúde, 60% dos jovens usam a proteção na primeira relação e apenas 30% quando o parceiro se torna fixo. O preservativo também vem sendo deixado de lado no sexo casual. O descuido pode ser sentido no aumento em 2% no número de casos de Aids nessa faixa etária em 2009. Embora tenha diminuído o número de infectados no geral, nas faixas entre 13 e 24 anos e acima de 60 anos, os casos cresceram.
"O grande problema que se enfrenta ainda hoje no que diz respeito à prevenção é que os adolescentes e jovens adultos só usam a camisinha nas primeiras relações e, assim que ganham a confiança do parceiro, abandonam", destaca Pedro Chequer, representante da Unaids, braço da Organização das Nações Unidas (ONU) para a Aids, no Brasil. "Para ajudar a piorar, o conceito de parceiro fixo mudou muito. Hoje os parceiros fixos mudam a cada mês." Essa confiança adquirida, que envolve um jogo silencioso de fidelidade e culpa, é o que Maria Helena Vilela, diretora do Instituto Kaplan, especializado em sexualidade, chama de "pseudoexclusividade". "Um acha que tem o outro sob controle por causa do amor e ainda acredita que a confiança é maior que os desejos e as oportunidades", destaca.
[Revista ISTOÉ]

Em SP, maioria faz o 1º teste de HIV depois dos 30 anos

Os números são de campanha da Secretaria de Estado da Saúde, que realizou 36 mil exames em 309 municípios. Jovens começam a fazer sexo cada vez mais cedo e adiam exame que detecta vírus da Aids, segundo especialistas.
Aos 23 anos, o universitário Lucas perdeu a conta de quantas parceiras sexuais já teve. "Acho que foram umas 30 ou mais", gaba-se. Em "quatro ou cinco" relações sexuais, ele diz não ter usado preservativo. "Estava bêbado demais". Ele ainda não fez nenhum teste de HIV.
Lucas não é um caso isolado. Levantamento com base em questionários aplicados a 36 mil pessoas que fizeram testes rápidos de HIV revela que 56,8% fizeram o primeiro exame que detecta o vírus da Aids após os 30 anos.
[...]
Ao menos nove pessoas morrem a cada dia no Estado de São Paulo vítimas das complicações da Aids. No Brasil, 630 mil pessoas estão infectadas com o vírus HIV. Desse total, cerca de 230 mil ainda não sabem que são soropositivos. A maioria ainda tem diagnóstico tardio.

Observações

Seu texto deve ser escrito na norma culta da língua portuguesa;
Deve ter uma estrutura dissertativa-argumentativa;
Não deve estar redigido sob a forma de poema (versos) ou narração;
A redação deve ter no mínimo 25 e no máximo 30 linhas escritas;
Não deixe de dar um titulo à sua redação.

Nenhum comentário: