NO INICIO DO BLOG

10 de janeiro de 2014

Uma férias ou umas férias

Férias: uma férias?



1) Um leitor indaga qual a forma correta para dizer que se tem direito a apenas um período de férias: "Eu tenho direito a uma férias"?
2) Em nosso idioma, há determinados substantivos comuns apenas usados em sua forma plural (arras, férias, óculos, etc.), os quais fazem o verbo concordar no plural. Exs.: I) "Salvo estipulação em contrário, as arras em dinheiro consideram-se princípio de pagamento" (CC/1916, art. 1.096); II) "... onde as férias sejam coletivas..." (Código Eleitoral, art. 374, parágrafo único); III) "Meus óculos caíram e se quebraram".
3) Com essas palavras, será errônea qualquer tentativa de concordância no singular, como, por exemplo, "Meu óculos caiu e se quebrou".
4) De modo específico para o vocábulo da consulta, embora não possa haver concordância no singular, é possível pensar na especificação de um bloco de férias por outro modo, como pela anteposição das palavras período ou bloco. Ex.: I) "O funcionário fazia jus a um período de férias"; II) "Àquela altura, já estava prescrito o direito de reclamar um bloco de férias".
5) De modo específico para o caso dos autos, vejam-se os modos corretos de dizer: I) "Eu tenho direito a um período de férias"; II) "Eu tenho direito a um bloco de férias".



Nenhum comentário: