NO INICIO DO BLOG

2 de julho de 2014

Preposições

Preposição é a palavra invariável que liga duas palavras ou orações, estabelecendo entre elas relações de sentido e de dependência. Sintaticamente, as preposições não desempenham uma função, sãoconectivos, ou seja, estabelecem apenas conexões entre termos da oração. Apesar de não exercer propriamente uma função sintática, o emprego adequado das preposições é essencial para a coesão do texto.

Classificação das preposições

As preposições podem ser classificadas em essenciais e acidentais. As essenciais são aquelas que sempre funcionam como preposições. Já as acidentais são palavras de outras categorias gramaticais que, em determinados contextos, agem como preposição. Veja alguns exemplos:
EssenciaisAcidentais
a, ante, após, até, com contra, de, desde, em, entre, para, per, perante, por, sem sob, sobre, trásafora, como, conforme, consoante, durante, exceto, salvo, segundo, visto
Algumas vezes, a relação entre dois termos é estabelecida por duas ou mais palavras e não por uma preposição apenas. Nesses casos, a expressão é denominada delocução prepositiva. As locuções prepositivas mais usadas são:
abaixo de
acima de
além de
antes de
ao invés de
ao lado de
apesar de
atrás de
através de
de acordo com
dentro de
depois de
embaixo de
em frente a
em vez de
junto de
perto de
por entre

Combinação e contração

As preposições podem se unir a outras palavras, formando combinações e contrações. Ocorre combinação quando a preposição, na união com outra palavra, mantém todos os seus fonemas, ou seja, não sofre alteração no som. Isso acontece, por exemplo, na junção da preposição a e o artigo masculino o (s). Veja:
a +o (s) -ao (s)
Preposiçãoartigocombinação
contração ocorre quando a preposição, na união com outra palavra, sofre alterações fonológicas, ou seja, há perda de sons. Veja alguns exemplos:
da = de (preposição) + a (artigo)

no = em (preposição) + o (artigo)

numa = em (preposição) + uma (artigo)

pelo = per (preposição) + o (artigo)

dessa = de (preposição) + essa (pronome demonstrativo)

naquela = em (preposição) + aquela (pronome demonstrativo)
Note: A contração da preposição a com o artigo a ou com os pronomes aaquele(s), aquela(s),aquilo recebe o nome de crase. Na escrita, esse fenômeno é indicado pelo acento grave.

Os valores das preposições

As preposições ao ligarem palavras ou orações estabelecem determinados valores semânticos, isto é, determinados sentidos que serão definidos pelo contexto. Observe os exemplos abaixo retirados da música O meu guri,de Chico Buarque:
"Chega suado e veloz do batente"
"Tanta corrente de ouro, seu moço"


No 1º
 caso, a preposição do relaciona as palavras chega e batente, indicando uma ideia de procedência. Já no 2º caso, a preposição de relaciona as palavras corrente e ouro, explicitando a matéria da qual é feita a corrente.
Veja alguns sentidos que as preposições podem assumir:
  • Vou à escola todos os dias. (lugar)
  • A biblioteca fica a duas quadras da minha casa. (distância)
  • A última partida do campeonato foi disputada com garra. (modo)
  • Gostaria de ir com você ao cinema. (companhia e destino)
  • A árvore foi cortada com um machado antigo. (instrumento)
  • O avião veio de Fortaleza. (lugar)
  • O professor estará aqui em 10 minutos. (tempo)
  • As lojas foram decoradas para o Natal. (finalidade)

Nenhum comentário: