NO INICIO DO BLOG

21 de setembro de 2014

Argumentos? Como encontrá-los?

COMO ENCONTRAR OS ARGUMENTOS?



Uma das questões mais complicadas para os estudantes – e pouco ensinada em sala de aula – é como achar os argumentos pertinentes para que seja desenvolvida, fundamentada, a tese (ponto de vista) do texto dissertativo-argumentativo.

É necessário se amparar em bons e contundentes argumentos, fatos, exemplos, dados etc., para defender essa tese acerca do assunto proposto: se o redator é contrário, se é favorável ou se é de neutralidade.

E é justamente nesse ponto que “o bicho pega”! A dificuldade, é claro, justifica-se pela pouca leitura prévia (jornais, revistas, livros, além de telejornais e sites informativos) e pouca prática de escrita, para nossa infelicidade!

Mas a estratégia para encontrarmos os argumentos de um tema dado em uma prova de redação em um concurso ou um vestibular, é extremamente simples:

De posse de um assunto qualquer, como:

“A educação pública brasileira agoniza”

Nós devemos fazer uma pergunta que é a mágica dos questionamentos filosóficos de todos os tempos:

“Por quê?”

As respostas possíveis encontradas para tal questão podem ser as seguintes:

- As más administrações escolares;
- O alto índice de evasão;
- Os professores descomprometidos e desestimulados;
- O baixo investimento do governo/do PIB;
- As escolas sucateadas;
- A baixa remuneração dos profissionais da área;
- O não reconhecimento do profissional da educação;
- O interesse político em manter a desinformação...etc...etc...

Enfim, são inúmeras e infindáveis as ideias secundárias (argumentos, fatos, exemplos) que se pode deparar sobre o tópico frasal. As que foram citadas acima de forma alguma são as únicas possíveis.

Pronto! Agora é só montar o parágrafo de introdução, início e ponto de partida do seu texto.

Lembrando que o tema nunca poderá ser colocado como título, tampouco ser copiado literalmente pelo escrevente, poderíamos começar a nossa dissertação da seguinte forma:

Todos sabem que a educação brasileira, notadamente a pública, sofre com a baixa qualidade, o que a torna longe dos padrões de países desenvolvidos. Alguns motivos que justificam isso é o parco investimento do governo, a desmotivação e o descompromisso dos docentes, além das escolas sucateadas, muitas sem água, sem carteiras e até mesmo sem professores.”

Eis uma possível introdução: o tema e a tese expressos no início do texto (tema: educação brasileira; tese: sofre com a baixa qualidade) e os argumentos finalizando (apenas sendo citados) a parte inicial.

No desenvolvimento, parte que se seguirá, cada argumento será devidamente detalhado, trabalhado, aprofundado, um por parágrafo, para realmente fundamentar toda a ideia do texto. Pode ser redigido do argumento principal para os secundários; parágrafo causal e de consequência; de prós e contras; hipótese, tese, antítese, síntese; argumentos históricos, entre tantos outros.

O desenvolvimento é considerado, portanto, o marco teórico da redação dissertativa.

Nenhum comentário: