NO INICIO DO BLOG

19 de setembro de 2014

ENEM

Nos dias 8 e 9 de novembro acontecerá a 17ª edição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e a ansiedade dos candidatos em relação aos estudos e em relação aos dias de aplicação propriamente ditos tende a aumentar com a proximidade da data do exame.
É o momento de colocar em ordem, definitivamente, os conteúdos de todas as disciplinas e de começar a última etapa de preparação: a revisão. Nesta fase, a preocupação deve estar voltada aos tópicos que, ao longo de todo este ano, foram os mais difíceis ou aqueles que foram deixados de lado, já que sabemos que muitos candidatos esforçam-se mais em determinadas matérias, sejam aquelas com as quais têm empatia e facilidade, sejam aquelas com as quais têm mais dificuldades.
Ao longo dos estudos, é de fundamental importância que você tenha organizado os conteúdos, tópicos e temas de propostas de redação de modo a planejar a sua revisão; é essencial ter anotado aquilo que deseja rever para que este momento seja o mais bem planejado e executado possível, já que o tempo é curto nesta época do ano, com a proximidade dos vestibulares e do Enem.
Em relação à redação, especificamente, uma pesquisa pelo nosso portal em busca das nossas sugestões de temas para a proposta de produção escrita do Enem é muito válida, pois pode haver algum tema com o qual você ainda não tenha muita familiaridade e, consequentemente, uma opinião formada, além dos argumentos. Manter-se atualizado e atualizar-se acerca de determinados temas é essencial.
Reveja também as cinco competências avaliadas pelos corretores do Enem a fim de guardar com mais precisão estas informações. O esperado é que, ao longo do ano, você tenha escrito as redações do estilo Enem já pensando nestas cinco competências, já que todos os candidatos serão avaliados segundo estes critérios. Não deixe de reler nossas publicações sobre cada uma delas.
É importante não deixar de escrever, no mínimo, uma redação por semana atentando-se para os aspectos que você ainda não domina em relação a dissertação-argumentativa, o tipo textual exigido no Enem. Releia as propostas de redação escritas por você e as correções de seu professor e analise o seu percurso como autor e reflita sobre o que deve ser revisado.
A fim de se acostumar com o estilo de proposta de redação do Enem para não ser pego de surpresa no dia 9 de novembro, a revisão é a etapa ideal para você (re)fazer as propostas de redação dos Enems anteriores. Obviamente é preciso correr para fazer todas, mas escrever as mais recentes, planejando sua rotina, ajudará e muito na preparação para a prova. Além disso, nossos textos acerca destas propostas anteriores podem auxiliá-lo nesta tarefa.
Ainda pensando na escrita de redações, a revisão é o momento no qual podemos intensificar os simulados, isto é, a realização das provas (na escola e/ou em casa) simulando o dia de aplicação, ou seja, controlando o tempo. Nesta simulação você pode ver como se comporta e controla o tempo, o nervosismo e a ansiedade no dia do exame para que, caso algo precise ser feito, haja tempo para isso.

Nenhum comentário: