NO INICIO DO BLOG

3 de setembro de 2014

Esquema de uma dissertação com 3 argumentos




Primeiro parágrafo: Frase inicial + objetivo + citação dos argumentos 1,2 e 3.

segundo parágrafo: desenvolva o argumento 1

terceiro parágrafo: desenvolva o argumento 2

quarto parágrafo : desenvolva o argumento 3

quinto parágrafo : Conclusão : frase conclusiva citando o tema da redação + observação final (impessoal, positiva, otimista, que solucione o problema e a apresente uma feição humanística)

Exemplo: Vamos supor que você já tenha lido com bastante atenção os textos base da prova e concluiu que o tema é -  A explosão do Crack nas cidades brasileiras.
objetivo: mostrar a real e trágica situação e apresentar soluções
argumento1: A infância e a adolescência sendo destruídas pelo consumo do crack
argumento 2: a demora do governo em agir;
argumento 3: Governo Federal, Estados,  prefeituras e a televisão devem unir esforços.


Seguindo o esquema construído acima, a introdução ficaria assim:

O consumo do crack é uma febre em todas as cidades brasileiras (frase inicial contendo o tema). E é preciso tomar medidas rápidas e eficazes contra essa epidemia (objetivo). Ela está tornando vários adolescentes e crianças verdadeiros "zumbis" (argumento1). Sabendo disso, o  Governo federal  já criou vários projetos, mas efetivamente ainda não agiu. Mas essa ação deve ter a ajuda das prefeituras e estados, atuando em conjunto. E como complemento, a televisão deve contribuir , expondo o problema em novelas e seriados (argumento 3).

Repare que o esquema foi seguido, mas não copiado, pois o escrevi com outras palavras (isso é fundamental). Nos próximos três parágrafos, desenvolva seus três argumentos. Para tal, siga a ordem de sua introdução, abordando cada argumento em um parágrafo. Nesse momento é que você irá convencer o leitor, portanto dê bastantes explicações e exemplos sobre cada argumento
.

Nenhum comentário: