NO INICIO DO BLOG

8 de setembro de 2014

Quatro cidades terão curso de medicina no RS


Governo federal abrirá quatro novos cursos de Medicina no Estado Ronaldo Bernardi/Agencia RBS

O governo federal autorizou nesta quinta-feira a criação de 39 novos cursos de Medicinaquatro deles no Rio Grande do Sul, nos municípios de Erechim,IjuíNovo Hamburgo e São Leopoldo. As cidades selecionadas têm 70 mil habitantes ou mais e não contam com curso superior para graduação de médicos.

Foram levados em consideração a necessidade do curso, a estrutura da rede de saúde para realização das atividades práticas e a capacidade para abertura de residência médica. Nenhum dos municípios selecionados é capital de Estado, estando todos em regiões metropolitanas e no interior. 
— Estamos invertendo o processo que era feito antes. Agora, primeiro definimos quais  regiões devem receber para que a estrutura seja preparada para o ensino de qualidade — afirmou o ministro da educação, Henrique Paim.
Atualmente, o Brasil conta com 21.674 vagas autorizadas para cursos de Medicina. Deste total, 11.269 estão no interior e 10.045 em capitais. Até 2012, predominava a oferta de vagas nas capitais, que tinham 8.911, enquanto no interior havia 8.772 vagas disponíveis.
Os 39 municípios agora partem para a segunda fase, com a apresentação de um plano de implantação das escolas. Uma audiência pública será realizada na próxima semana para discussão dos critérios de escolha das instituições.
Pesquisa de opiniãoTambém foi divulgada pelo Ministério da Saúde a primeira pesquisa feita com os usuários do Programa Mais Médicos, que completou um ano nesta semana. Em pesquisa feita pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) em parceria com o Instituto de Pesquisas Sociais, Políticas e Econômicas (Ipespe), 86% dos entrevistados disseram que a qualidade da assistência melhorou com a chegada dos profissionais do Mais Médicos. Foram realizadas cerca de 4 mil entrevistas em 200 municípios de todo o país que contam com médicos do programa.
Cerca de 95% deram notas acima de 8 à atuação dos profissionais. Um total de 84% apontou estar satisfeito em relação à duração da consulta médica. Para 83%, houve melhoria nos esclarecimentos sobre problemas de saúde, e 80% revelaram satisfação em relação ao acompanhamento sendo feito sempre pelo mesmo profissional. 
A pesquisa abordou ainda a conduta do médico do Programa, sendo que 96% dos usuários concordaram que os profissionais são competentes e 90% aprovaram a forma como foram tratados durante o atendimento. O Mais Médicos vem disponibilizando 14.462 profissionais para 3.785 municípios e 34 distritos indígenas.

Nenhum comentário: