NO INICIO DO BLOG

13 de outubro de 2014

Enem e suposições sobre temas de redação


10 Temas de Redação do Enem 2014
Embora todos tentem prever qual será o tema da redação dos cerca de 9,5 milhões de inscritos no Enem 2014 acertar é realmente difícil. O recomendado é que os alunos não tentem adivinhar qual será. O aluno preparado tem que falar sobre qualquer tema, tem de se preparar para o exame acompanhando jornais, portais de notícias e ler bastante.
O Enem 2014 estabelece quatro ordens nas quais o tema pode estar: cultural, social, científica e política, dentro dessas ordens, o mais comum é apresentar atualidades. Nada impede que apareçam surpresas. Por exemplo, na edição de 2006, o Enem tratou do tema ‘O poder transformador da leitura’, o que de certa forma foi uma surpresa.

10 Temas Possíveis de Redação do Enem 2014

Confira a seguir alguns dos possíveis temas que podem cair na redação do Enem 2014 e comece a se preparar desde já:
  1. Papel da mulher no século XXI: O papel da mulher no século XXI é um tema social que tem grande destaque na mídia, sobre esse tema é preciso discutir, por exemplo, sobre uma solução para a questão do assédio nos transportes públicos e outros problemas comuns no cotidiano das mulheres.
  2. Os 50 anos do Golpe Militar de 64: A maior efeméride brasileira em 2014 pode motivar a banca a discutir a democracia com os candidatos. O golpe militar de 1964, cujo aniversário de 50 anos aconteceu em março. O Enem pode trazer textos sobre os 50 anos do golpe e pedir propostas de intervenção para consolidar a democracia brasileira, considerada por ela recente.
  3. Manifestações durante o Mundial: O mundo parou para assistir ao Mundial, porém muitos brasileiros continuaram tomando as ruas para protestar contra a realização do evento, seria importante refletir sobre o que querem esses manifestantes e encontrar respostas para essas reivindicações.
  4. Bullying nas escolas: Uma situação que se caracteriza por agressões intencionais, verbais ou físicas, feitas de forma repetitiva. Que tal organizar suas idéias para propor uma solução para essa problemática que acontece corriqueiramente nas escolas de todo o mundo?
  5. O caos da mobilidade urbana: Dentre os problemas mais comuns nos grandes centros urbanos brasileiros está o caos da mobilidade urbana, seja pelo excesso de carros ou pela ineficiência dos transportes coletivos, é um tema com problemática social e merece muita atenção.
  6. Os desafios da saúde pública brasileira: Outro problema social do nosso país e que seria um ótimo tema da redação de 2014 é referente à saúde pública, principalmente após essa polêmica da vinda dos médicos cubanos ao Brasil.
  7. Racismo: O racismo na sociedade brasileira é uma das grandes apostas para a redação. Vivemos em uma democracia racial que é uma grande falácia, e isso pode aparecer com alguma alusão ao sistema de cotas. Além disso, o racismo nos campos de futebol pode ser apontado após o episódio sofrido pelo jogador Daniel Alves, que foi atingido por uma banana em uma partida.
  8. Eleições 2014.
  9. Olimpíadas Brasil 2016.
  10. Protestos de Junho 2014.
Datas do Enem 2014: A prova de redação será no domingo, junto com questões de linguagens e matemática. No sábado o Enem terá provas de ciências humanas e ciências da natureza. No domingo, o estudante terá 5h30min para fazer a redação, responder as 90 perguntas e passar tudo do caderno de provas para a folha de respostas.
Continue firme na sua preparação para o Enem. Boa sorte e bons estudos!

Atualizado em: OUTUBRO 10, 2014

Nenhum comentário: