NO INICIO DO BLOG

25 de outubro de 2014

Enem - temas de redação - treino, gurizada!!!!

Temas das atualidades que podem cair no Enem e vestibulares 2014 – 2015

Ter algum conhecimento sobre os assuntos mais atuais no Brasil e no mundo favorece quem está se preparando para o Enem ou alguma outra prova de vestibular. Em geral, as universidades e o Enem costumam abordar assuntos como esses nas redações ou em questões de conhecimentos gerais. Por isso, acompanhá-los é um fator importante para um bom desempenho na prova.
O Enem é um tipo de exame que não cobra de seus candidatos informações pontuais sobre atualidades, mas utiliza assuntos do cotidiano que exigem do estudante conhecimentos básicos sobre o que está em debate no país e no mundo.
Embora a preocupação com a redação seja um dos motivos que mais tiram o sono dos candidatos durante a preparação, com alguns cuidados com gramática, estrutura do texto e um pouco de atenção aos principais assuntos do momento, todos os candidatos têm chances de desenvolver uma boa redação.
É claro que não se pode prever exatamente qual será o tema das redações nos vestibulares, mas quem se mantém bem informado sempre sai na frente. Para provocar a discussão e ajudar na preparação de quem vai prestar alguma prova em 2014-2015, oStoodi listou alguns assuntos que poderão ser cobrados nos próximos testes. Vamos conferir?
1. Crise no sistema hídrico do sudeste
Crise Água
A falta de água nos reservatórios em São Paulo e as enchentes em outros Estados da região sudeste pegaram toda a população de surpresa. Os paulistanos já não viam, há muitas décadas, uma escassez de chuvas tão grande como a que estão vivendo em 2014, e as perspectivas para o futuro não são nada animadoras. Essa pauta esteve presente por meses em diversos veículos de comunicação é um tema que possibilita diversos tipos de abordagem nas provas.
2. Brasil e os 50 anos do golpe militar
Golpe 50
O golpe militar de 1964 foi um fato relevante na história política do Brasil e que continua em discussão até hoje. O aniversário de 50 anos em 2014 desse regime militar que durou 20 anos e as recentes revelações de documentos dessa época fizeram o assunto ganhar ainda mais espaço nas salas de aula.
Ainda neste mesmo assunto, outro tópico que pode aparecer na prova é o trabalho desenvolvido pela Comissão da Verdade, instituída em 2012 pela presidente Dilma Rousseff, que tem como missão apurar os crimes cometidos durante esse período.
3. Movimentos sociais
Black Blocks
“Black Blocs”, “Passe Livre” e “Manifestações”. Esses e outros termos ocuparam muito espaço nas manchetes do mês de junho de 2013 no Brasil e no mundo. Reivindicando melhorias no transporte público do país e a revogação dos aumentos nas passagens, milhares de brasileiros saíram às ruas no ano passado para protestar e cobrar das autoridades providências imediatas. Movimentos sociais e outros grupos, como os black blocs, foram importantes atores nessas manifestações, que ganharam força em todo o país.
Talvez a abordagem nas provas não se dê exatamente sobre esses atos, mas sim sobre a trajetória histórica dos movimentos sociais no Brasil e no mundo.
4. Problemas no deslocamento urbano e o transporte multimodal
Transporte
Questões relacionadas a problemas urbanos são comuns em vestibulares e uma das grandes apostas para esse ano é a atual situação do transporte público brasileiro e o transporte multimodal, que é a articulação entre vários modos de transporte, como caminhões, navios e aviões, de forma a tornar mais rápidas e eficazes as operações de transbordo.
Atualmente, mais de 80% da população vive nos centros urbanos, nos quais o transporte mais utilizado é automotivo. Em 2012, a frota de carros no Brasil chegou a 50,21 milhões. A cada minuto, 152 novos automóveis deixam as fábricas do mundo para ganhar as ruas.
Comparativamente, usando como base a cidade de São Paulo, a frota de ônibus representa apenas 8,2% do total de carros. A desproporção acarreta imensos congestionamentos nas grandes capitais e, ao mesmo tempo, dificulta a locomoção em cidades menores, que sofrem com a falta de linhas de transporte nos bairros mais afastados.
O ponto de partida para esse tema pode ser as manifestações que aconteceram no ano passado por conta do aumento nas passagens do transporte público. Do lado do transporte multimodal, podem ser cobrados conhecimentos sobre os sistemas modais mais usados no Brasil e os planos de investimentos públicos no desenvolvimento desse setor.
5. Crise energética
crise-energia
Por ser um assunto interdisciplinar, que mistura questões de física, química e biologia, a crise no setor energético é um dos temas constantes no Enem. Desde 2013 o Brasil enfrenta dificuldades no abastecimento elétrico, com registro de apagões recorrentes em algumas áreas do país e prejuízos para a economia. Vale estudar mais a fundo esses problemas e saber qual é e como funciona o principal gerador de energia no país: as usinas hidrelétricas.
Outras formas de energia respondem por parcelas menores do fornecimento, como as termelétricas a gás, as usinas a biomassa, usinas a óleo e bicombustíveis, centrais hidrelétricas, centrais geradoras hidrelétricas, usinas a carvão mineral, eólicas e as nucleares.

Nenhum comentário: