NO INICIO DO BLOG

18 de outubro de 2014

O ambiente em perigo

O planeta Terra é um delicado ecossistema gigante. É muito mais fácil do que você imagina tirá-lo do equilíbrio. Infelizmente, isso é exatamente o que os seres humanos têm vindo a fazer nos últimos cem anos.
Enquanto nesses anos temos visto um enorme salto na realização humana, também tem havido um declínio correspondente na natureza. Agora, as espécies que são vitais para a sobrevivência humana estão em risco de colapso, e isso não é bom. Aqui estão seis das espécies mais importantes que estão sob ameaça.

1) As abelhas

Abelhas
As abelhas são, provavelmente, as espécies mais ameaçadas nesta lista. Elas desempenham um papel enorme em nosso sistema de produção moderna de alimentos por polinização de culturas. Sem a polinização, a produção de alimentos cairia vertiginosamente.
Infelizmente, nas últimas décadas temos visto quedas em populações de abelhas de até 80% em algumas áreas do mundo. Isso é um fato arrepiante provocado provavelmente pelas mudanças climáticas. Se uma forma de recuperar a população de abelhas não for encontrada, o planeta pode enfrentar fome em massa.

2) Plâncton

Plâncton
Ao contrário do que muitos acreditam, o plâncton não é uma única espécie, mas sim um grande grupo de animais diferentes. Plâncton é definido como qualquer espécie que é muito pequena para resistir à corrente e nadar por conta própria.
Plânctons produzem 50%do oxigênio do mundo, mas estão sob ameaça de poluição, que está fazendo o oceano mais tóxico.

3) Borboletas

Borboletas
As borboletas ajudam na polinização, da mesma forma que as abelhas fazem. Elas também são muito úteis para os cientistas realizarem pesquisas sobre mudanças climáticas. A espécie reage mais rápido às mudanças menores na temperatura e clima, o que pode fornecer dados valiosos quase em tempo real.

4) Morcegos

Morcegos
Morcegos comem muitos e muitos insetos. Na verdade, eles comem mais insetos do que quase qualquer animal na Terra. Este é um fantástico serviço público, uma vez que significa que você tem que se preocupar menos com aranhas e mosquitos. Eles são uma parte vital do ecossistema terrestre.
Infelizmente, 1 em cada 5 espécies de morcegos está sendo empurrada para a extinção, devido a destruição do habitat.

5) Peixes

Captura de Tela 2014-10-16 às 13.09.47
Além de ser uma parte vital da cadeia alimentar do oceano, uma nova pesquisa sugere que os peixes podem ajudar a diminuir a acidez do oceano.
Bem, não exatamente o peixe, mas os seus excrementos. No entanto, o excesso de pesca está desempenhando um papel cada vez mais grave na redução da população de peixes em todo o mundo.

6) Os fungos

Captura de Tela 2014-10-16 às 13.10.05
Os fungos são provavelmente as espécies menos ameaçadas nesta lista. Independentemente disso, eles têm um lugar especial na ordem natural. Eles são recicladores da natureza, o que significa que eles se alimentam de coisas mortas e as transformam em nutrientes para o meio ambiente.
No entanto, certas espécies de fungos estão enfrentando as mesmas ameaças das mudanças climáticas e destruição do habitat que a maioria dos outros animais nesta lista.

Nenhum comentário: