O tema da REDAÇÃO do ENEM 2014 foi a “Publicidade Infantil em questão no Brasil”.
Mais uma vez, como de tantas outras versões da avaliação redacional, o assunto que deveria ser abordado pelos candidatos, em um texto de gênero dissertativo, teve como foco a realidade especificamente brasileira; o assunto “publicidade infantil” deveria cercear o âmbito nacional, recorte de localização explícito na locução adverbial “no Brasil”, que compunha a frase temática.
  • Entendendo o Enunciado
    Compondo o enunciado temático, a presença da expressão “em questão” (que o aluno poderia entender como sinônima de “em xeque”, por exemplo, apenas com o intuito de auxiliar na compreensão ) dava a pista para que o candidato percebesse que se deveria fazer uma análise crítica (com conclusões majoritariamente negativas) da publicidade infantil brasileira.
    Tal análise poderia ter sido disparada a partir de indagações que, indiretamente, estavam contidas na assertiva temática. Algumas delas: como é a publicidade infantil brasileira? Que características ela tem? Que estratégias ela utiliza? Quais os efeitos da publicidade infantil na esfera nacional? Essas e outras perguntas poderiam ajudar o aluno a pensar, de forma recortada e específica, no assunto proposto.

  • Como desenvolver o Tema?
    Na coletânea, de tamanho mediano, como das outras versões, o estudante poderia achar possíveis respostas para as indagações temáticas, o que o ajudariam a pensar em um bom projeto de texto. Do trecho 1, poderia ser extraída a possibilidade – a ser discutida na dissertação – da proibição da publicidade infantil.
    Também havia, neste trecho, o posicionamentos daqueles que são contrários às novas regulamentações, daqueles que defendem uma flexibilização maior para que a propaganda infantil continue tendo espaço no Brasil.Do segundo excerto da coletânea, um infográfico sobre a publicidade para crianças no mundo, o candidato, leitor atento, poderia se apropriar de dados que, com as devidas adaptações para o contexto nacional, poderiam embasar a análise deste tipo de publicidade no país. Este trecho ainda possibilitava a constatação de que a preocupação com o conteúdo das propagandas infantis tem tomado vários lugares do mundo.
    O terceiro trecho da coletânea oferecia ao candidato o viés crítico da importância de se preparar a criança para que ela seja um consumidor consciente sabendo o que, como e por que comprar. O mesmo excerto ainda trazia a ideia da criança como potencial consumidora do futuro, o que poderia embasar a argumentação relativa aos efeitos – longínquos, até a vida adulta, durante toda a vida, portanto –da propaganda direcionada ao público pueril.Além dessas informações presentes na coletânea, o estudante também poderia ter se lembrado das tantas e inúmeras veiculações de conteúdo publicitário que o cercam, ou que, pelo menos, cercaram-no quando crianças, rotineiramente, principalmente pela TV.

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  • Desenvolvimento do Tema
    Acionando esse conhecimento de mundo, o candidato poderia, portanto, lembrar-se de outros tantos fatores que o ajudariam a refletir sobre a publicidade infantil e que o auxiliariam a fazer uma análise crítica, bem como o apoiariam na elaboração de uma proposta de intervenção social – obrigatória na dissertação do ENEM – que sanasse ou, pelo menos, minimizasse as características ruins, os efeitos danosos do marketing infantil brasileiro.
    Lembrando-se de propagandas que têm as crianças como público-alvo e usufruindo de algumas das ideias presentes na coletânea, o estudante poderia ter proposto que as regulamentações relativas às propagandas fossem efetivamente seguidas em quaisquer que fossem as plataformas de veiculação.
    Também poderia ter feito parte da proposta de intervenção a necessidade de haver punições severas e exemplares aos veículos que descumprissem a regulamentação relativa às propagandas infantis. Ademais, também poderia ter integrado a “solução” do texto dissertativo a importância dos pais e da escola na formação e no amparo intelectual das crianças, elucidando-as e orientando-as a respeito de possíveis influências às quais os pequenos brasileiros possam ser submetidos.

  • Conclusão:
    A dissertação, poderia ter constado que, no combate aos excessos da propaganda infantil, família e escola seriam parceiras não coadjuvantes, mas tão protagonistas quanto todas e quaisquer regras voltadas à publicidade de crianças. Afinal, família e escola são e serão sempre os pilares de formação das crianças, amparando-as e protegendo-as dos mais variados tipos de males, inclusive daqueles atinentes às influências da publicidade infantil no Brasil.
Um tema não muito esperado (diante de uma vasta miscelânea de possibilidades temáticas), mas, provavelmente, considerado de pouca dificuldade pela maioria das candidatas e dos candidatos que fizeram o ENEM deste ano. “Compre Batom, compre Batom”, frase de um famoso anúncio publicitário de chocolate, e tantas outras frases que, possivelmente, povoaram a memória dos tempos de crianças dos estudantes de todo o Brasil devem ter sido de grande valia na elaboração da dissertação, nesta edição do ano de 2014 no Exame Nacional do Ensino Médio.