NO INICIO DO BLOG

15 de novembro de 2014

Temas de redação UFRGS

Temas das Redações da UFRGS
AnoTemaProposta
1985Leituras de Literatura BrasileiraIdentificar a obra e autor ,os motivos pelos quais a leitura foi significativa e a significação pessoal que ela teve pra você.
1986Gíria/LinguagemA redação que você vai escrever deverá abordar uma palavra ou expressão de gíria.
1987AtitudeSua redação terá como tema,exatamente,uma reflexão sobre uma atitude tomada.
1988AtitudeO tema da sua redação tomará por base esta pequena história[...] Um certo aluno precisava de muita nota.Mais que isso,necessitava concluir naquele ano o 2º grau,pois disso dependia a obtenção de algo muito desejado por ele.Entretanto,por um motivo que considerou sério,não estudou o suficiente para a prova daquela segunda-feira. Chegou o dia,afinal.O aluno dirigiu-se à sala,cumprimentou o professor,sentou-se e preparou seu material.Entre as folhas recebidas,colocou a "cola",que havia preparado anteriormente. O professor percebeu tudo [...].Essa história,relatada apenas em suas linhas gerais,é o ponto de partida para a sua dissertação,que deverá conter uma reflexão sobre a situação apresentada,apreciando e discutindo as atitudes dos personagens,os motivos que as determinam e os critérios de valor utilizados por eles.
1989ExperiênciaSua redação partirá de uma hipótese: suponha que a Universidade,constatando que um número relativamente alto de alunos troca de curso devido ao desconhecimento da realidade do curso escolhido,tenha deliberado oferecer a todos os alunos aprovados neste vestibular de agora a portunidade de viverem uma experiência de um ano - antes de começarem seus estudos regulares - ao longo do qual eles mesmos decidiram o que fazer(estágios,viagens,estudos específicos,vivências,etc.), segundo seus interesse pessoal e de acordo com o curso e a profissão escolhidos.
1990TransformaçõesQue revolução estamos vivendo? Que transformações estão acontecendo,das quais talvez nem todos nóes estejamos nos dando conta?[...]É para responder a essa pergunta que você fará sua redação. Escolha uma mudança significativa que você percebe estar ocorrendo(em qualquer área:nas ciências,nas artes,nos esportes,nos costumes,nas instituições sociais,etc.) e escreva sobre ela:em que ela consiste,quais suas causas,suas manifestações no cotidiano,qual o grau de consciência que as pessoas têm dela e que modificações possivelmente ela trará no futuro.
1991MúsicaA significação especial que certas músicas têm para nós.
1992ViagemAs oportunidades de aprendizagem que viajar proporciona.
1993Diferença e exclusãoA maneira como os grupos humanos lidam com a diferença e com a exclusão.
1994InclusãoOs critérios de inclusão em um determinado grupo e as razões pelas quais você não quer fazer parte dele.Identifique um grupo humano do qual você não quer fazer parte,defina suas caracteristicas,comentando-as,e exponha por que você não quer integrar esse grupo.
1995Dificuldade de comunicaçãoDificuldades de comunicação e estratégias para superá-las.Identifique um ou mais momentos em que você teve dificuldades em se comunicar com alguém,explique as razões para tais dificuldade e discuta o desfecho do episódio.
1996SolidãoA solidão.Procure caracterizar esse sentimento e identifique um episódio ou um momento na sua vida em que você tenha se sentido solitário.Discuta as causas e consequências dessa experiência,buscando avaliar o papel que ela exerceu na formação de sua personalidade.
1997VestibularQue formulações deve haver no Concurso Vestibular da UFRGS?
1998CríticaA crítica positiva ou negativa,e seus efeitos no comportamento do indivíduo.
1999CompetiçãoA competição como fator de organização da sociedade,suas virtudes e seus efeitos negativos.
2000ÉticaÉ possivel relativizar um principio ético em nome de um bem maior?
2001VerdadeO que você prefere: a verdade que incomoda ou a ilusão que reconforta?
2002Ser homem e ser mulherO que significa ser homem e ser mulher em seu mundo e para você.
2003AmorPode o amor servir de justificativa para qualquer atitude tomada em nome dele?
2004EsperançaNos dias de hoje,ter esperança é lutar pela concretização de projetos pessoais,ou significa alimentar utopias?
2005TransgressãoA transgressão faz parte das ações humanas,ou ela pode ser entedida como violação às normas?
2006TalentoBasta ter talento para conquistar um lugar no mundo?
2007Razão e emoçãoO que é mais importante pra você: vivenciar situações racionalmente prevísiveis ou vivenciar outras que o supreendam e despertem sua emoção?
2008Tipificação da brasilidadeConsiderando que o brasileiro pode ser caracterizado por diferentes traços de personalidade e de comportamento e que estes podem ser representados em inúmeras histórias individuais, - escolha uma ou mais personagens da Literatura Brasileira que você julgue representativas da brasilidade; - determine como e por que elas representam este ou aquele traço de um brasileiro típico;e - redija uma redação,de caráter dissertativo,justificando suas escolha e defendendo seu ponto de vista.
2009Questões Econômicas e Sociais no Rio Grande do SulA proposta pressupõe conhecimentos sobre os parâmetros de qualidade de vida em nosso Estado, exigindo, assim, do candidato informações prévias ligadas à aprendizagem a fim de contextualizá-las. Isso demonstra que o vestibulando deveria apresentar conhecimentos interdisciplinares no texto.
2010Incivilidades e InfraçõesIncivilidades que as pessoas cometem cotidianamente,como por exemplo,a ocupação de assentos reservados a portadores de necessidades especiais,grávidas e idosos.Escolha dois ou mais assuntos e redija um texto dissertativo argumentando de que forma eles afetam a vida em sociedade.
2011Profissão docenteAnálise da relação dos jovens com a profissão docente: permitiu reflexão sobre a diminuição dos interesse na área do magistério por parte dos futuros profissionais, considerando uma pesquisa realizada pela Fundação Carlos Chagas e duas tabelas com a relação de cadidatos por vaga nos vestibulares da UFRGS de 2005 e de 2011

Nenhum comentário: