NO INICIO DO BLOG

17 de maio de 2015

ENEM - leiam

Na edição do Enem deste ano, uma das novidades é que travestis e transexuais poderão solicitar o uso de seus respectivos nomes sociais no exame logo após a inscrição pela internet. É importante destacar que o nome social já pôde ser utilizado oficialmente na aplicação da edição do ano passado. Entretanto, diferentemente do que acontecerá no Enem 2015, era necessário solicitar o uso por ligação telefônica. No ano passado, 95 requerimentos foram feitos.
Já para este ano, as pessoas trans deverão ser tratadas pelo nome com o qual se identificam e não pelo nome que consta no documento de identidade. Outro detalhe importante é que poderão utilizar o banheiro do gênero com o qual preferirem.
Renato Janine Ribeiro, ministro da Educação, comentou sobre o novo procedimento que será utilizado:
Isso quer dizer que ninguém da equipe do Enem poderá se dirigir à pessoa por um nome que não seja o da sua condição, o que se inscreveu. O nome que essa pessoa usa é com o qual deve ser chamado. As pessoas têm o direito de ser tratadas com o respeito que merecem. Portanto, ninguém deve submetê-las a situação vexatória.
Portanto, nesta edição do Enem 2015, os inscritos que desejarem tal atendimento deverão enviar cópia do documento de identificação, formulário preenchido e foto recente pelo sistema de inscrição de 15 a 26 de junho, após o período de inscrição, que acontecerá entre 25 de maio e 5 de junho.
O edital do exame, com todas as regras e procedimentos do certame, está previsto para ser publicado amanhã, dia 18 de maio, no Diário Oficial da União. Como já foi adiantado pelo próprio Ministério da Educação, as provas acontecerão nos dias 24 e 25 de outubro.

Nenhum comentário: