NO INICIO DO BLOG

12 de maio de 2015

Proposta de redação

Viagem sem volta a Marte: pioneirismo ou alucinação?

A colonização de Marte atraiu a atenção do público e dos meios de comunicação em agosto passado, devido ao projeto da empresa Mars One, que abriu inscrições para candidatos a uma viagem sem volta ao planeta vermelho. Abaixo, você encontra informações sobre o assunto, bem como a opinião que o jornal Folha de S. Paulo tem acerca dele. O número de inscritos ultrapassou o patamar de 150 mil e, entre gente de vários países do mundo, há também brasileiros. Levando isso em consideração, como você encara o empreendimento e as pessoas que nele se engajaram? Acha que é algo destinado desde já ao fracasso ou, pelo contrário, que pode dar certo? Um projeto desse tipo lhe parece útil? Por quê? E quanto aos que se candidataram, você os considera malucos ou idealistas? Desenvolva uma dissertação argumentativa sobre essas questões, expondo seu ponto de vista e dando razões que o sustentem.
Leia os texto de apoio, não copíe partes.
  • NASA
    O árido panorama da paisagem marciana, em mosaico de fotos retiradas pelo Curiosity, o jipe cujo objetivo é procurar vida orgânica no planeta

Projeto Mars One

A startup holandesa Mars One, do alemão Bas Landsdorp, já tem mais de 100 mil pessoas inscritas para colonizar Marteem uma viagem sem volta. Os quatro selecionados receberão uma passagem apenas de ida para Marte.
(...)
Qualquer pessoa com pelo menos 18 anos de idade pode mandar um vídeo de inscrição explicando por quais motivos deve ser selecionada. Mas é preciso estar preparado para dizer adeus ao planeta Terra para sempre, pois não há planos de trazer os astronautas de Marte.
Quem decidir se inscrever precisa pagar uma taxa para ajudar a financiar o custo do projeto, orçado em 6 bilhões de dólares.

Maratona Marte

Não há dúvidas de que a colonização do planeta vermelho ocupa espaço nobre no imaginário humano. Mas será um objetivo realista?
Mars One é a menos crível das missões em cogitação. Não se tem notícia de que a organização privada disponha de fundos e capacidade técnica para decolar. Os detalhes nunca foram divulgados.
Nem mesmo a Nasa, agência espacial dos Estados Unidos, tem planos concretos de pousar em Marte. Em 2010, o presidente Barack Obama fixou o objetivo de levar astronautas até lá na década de 2030, mas só para orbitar o planeta. Para antes disso, em 2025, os americanos preparam uma missão intermediária: abordar um asteroide.

O dono da bola

"Estabelecer uma colônia permanente em Marte implica ir sem voltar. Isso parece impressionante, mas não se pode esquecer que na história de nosso planeta, as pessoas que partiram em viagens de exploração deixaram para trás suas famílias", explicou Lansdorp [o empresário responsável pelo projeto].
A Mars-One disse que os quatro primeiros voluntários chegarão a Marte depois de uma viagem de sete meses, em 2023. A colônia deve ser abastecida a cada dois anos.
(...)
"A primeira missão terá como objetivo trabalhar no sistema de suporte de vida", afirmou ainda o responsável, admitindo que o meio ambiente em Marte é muito hostil, carece de oxigênio e tem temperatura média de -63ºC.

Brasileiros no espaço

O músico Bruno, 22 anos, a farmacêutica Melissa, 34 anos, e o físico Manoel, 58 anos, são paulistanos, mas não se conhecem e têm vidas bem diferentes. Um é solteiro e filho único. A outra tem namorado e adora viajar. O último já tem filhos e quer viver dias tranquilos. Mas os três têm um sonho em comum: morar em Marte.
Eles estão entre os pelo menos 3.000 brasileiros que se inscreveram para viajar para o planeta vermelho no projeto da empresa holandesa Mars One. Entre os brasileiros, ao menos 33 já foram pré-selecionados.
A missão já tem 165 mil inscritos de 120 países e promete colonizar o planeta em 2023. Devido ao alto custo do projeto (R$ 15 bilhões), a viagem será só de ida.

Nenhum comentário: