NO INICIO DO BLOG

7 de julho de 2015

Dicas para a redação do concurso do Banco do Brasil (com material extra de leitura)

Dicas para a redação do concurso do Banco do Brasil (com material extra de leitura)



Que assunto poderá ser cobrado em seu texto dissertativo-argumentativo? Bem, você irá ter diante de seus olhos (e de sua caneta preta) um tema de atualidades, ou seja, uma discussão de algo atual a respeito de nosso país ou até mesmo do mundo. Opa, espera aí, quer dizer que pode ser cobrado um tema com um assunto que vai além dos fatos de nosso país? Claro, e posso até provar isso. Na última prova que a banca Cesgranrio elaborou para o concurso da CEF (2012) foi solicitada uma discussão acerca do desenvolvimento sustentável: A POLÊMICA ENTRE A NECESSIDADE DO PROGRESSO E AS IMPLICAÇÕES DO LIXO NAS CONDIÇÕES DE VIDA NO PLANETA. E a propósito, esse assunto já é bem recorrente para essa banca, quer ver? Em 2013, na prova para escriturário do BB, foi colocado como texto motivador A Carta de Princípios de Responsabilidade Socioambiental do Banco do Brasil, de 2003, e com base nela, associaram a seguinte discussão: Assim como uma empresa segue princípios socioambientais, os brasileiros também devem buscar seu desenvolvimento pessoal, preservando os bens naturais e estando conscientes de seu papel na sociedade, ao exercer plenamente sua cidadania. A temática cobrada foi: Na atualidade, muito pode ser feito pelo cidadão na construção de um Brasil bom para todos.
Beleza, então esse assunto já está manjado, não tem perigo de cair de novo, não é? Nada disso, pelo contrário, a discussão em torno da questão ambiental, da responsabilidade com o meio ambiente, está de novo sendo cotada, e sabe por quê? Porque estamos no ano de 2015, e a Fundação Banco do Brasil está completando 30 anos de existência, e se você não sabe, ela se preocupa bastante com essa história de responsabilidade social. A Fundação BB tem como objetivo central promover a inclusão socioprodutiva, tendo como instrumento as tecnologias sociais, observando os 4 princípios da sustentabilidade (respeito cultural, solidariedade econômica, protagonismo social e cuidado ambiental), cujas ações contribuem para o desenvolvimento sustentável do país.
Veja o que está no site da Fundação: O investimento social da Fundação BB será destinado prioritariamente para ações no meio urbano e rural em cinco vetores: água, agroecologia, agroindústria, resíduos sólidos e educação. O objetivo central do triênio será promover a inclusão socioprodutiva, por meio das tecnologias sociais, priorizando ações no meio urbano e rural nessas cinco áreas.
Em resumo, você poderá pegar em sua prova uma relação com 5 áreas interessantes que além de atuais, são o foco de trabalho da Fundação BB, olha só como poderiam ser transformadas em temas:
água
agroecologia
agroindústria
resíduos sólidos
educação
Seria muito legal uma prova relacionando esse trabalho da Fundação e a responsabilidade social, correto? Outro assunto que poderia ser explorado em sua prova tem como base a campanha publicitária do BB do ano de 2015, você já assistiu ao comercial? Veja aqui: https://www.youtube.com/watch?v=geYfDyw5rIU
Um ano novo Bom pra todos começa dentro de cada um de nós, essa é a campanha de ano novo. A propaganda traz uma versão exclusiva da música É!, de Gonzaguinha, interpretada pela cantora Tiê. Essa campanha daria um bom tema de redação para sua prova: O BRASIL QUE A GENTE QUER.
Espere que ainda não terminei, ainda no campo de atualidades poderiam ser cobrados os seguintes assuntos:
Brasil 2015: cenário atual; (a economia, a inflação)
Emancipação da mulher na sociedade; (a igualdade de gêneros)
O papel da tecnologia na sociedade; (os prós e contras dessa questão)
Terrorismo de volta. (a guerra contra a intolerância).

Nenhum comentário: