Redação para Concursos Públicos Estaduais/Federais
Não confunda Narração com Dissertação
Narrar é falar sobre os fatos. É contar. Consiste na elaboração de um texto inserindo episódios, acontecimentos.
A narração difere da descrição. A primeira é totalmente dinâmica, enquanto a segunda é estática e sem movimento. Os verbos são predominantes num texto narrativo.
O indispensável da ficção é a narrativa, respondendo os seus elementos a uma série de perguntas:
Quem participa nos acontecimentos? (personagens);
O que acontece? (enredo);
Onde e como acontece? (ambiente e situação dos fatos).
No texto narrativo, o fato é o ponto central da ação, sendo o verbo o elemento principal. É importante só uma ação centralizadora para envolver as personagens.
Deve haver um centro de conflito, um núcleo do enredo.
A seguir um exemplo de texto narrativo:
Toda a gente tinha achado estranha a maneira como o Capitão Rodrigo Cambará entrara na vida de Santa Fé. Um dia chegou a cavalo, vindo ninguém sabia de onde, com o chapéu de barbicacho puxado para a nuca, a bela cabeça de macho altivamente erguida e aquele seu olhar de gavião que irritava e ao mesmo tempo fascinava as pessoas. Devia andar lá pelo meio da casa dos trinta, montava num alazão, trazia bombachas claras, botas com chilenas de prata e o busto musculoso apertado num dólmã militar azul, com gola vermelha e botões de metal.
(Um certo capitão Rodrigo – Érico Veríssimo)
Aliás, o que é uma dissertação?
· Dissertação é defender um ponto de vista a partir de um tema proposto.
· A prova ganha o nome de redação, porque é amplo.
· A redação, propriamente dita, divide-se em descrição, narração e dissertação. Esta última é a exigida, pois pressupõe um desenvolvimento mental com condições de análise crítica.
· O texto argumentativo obedece a uma ordem lógica argumentativa, por isso é que se deve usar o presente, o tempo da abordagem do tema.
· Outra particularidade é a pouca adjetivação. Também os pronomes indefinidos – tudo, nada, algum, nenhum, certo, etc.- não devem ser usados em exagero.
O texto deve retomar a opinião sobre o assunto proposto no tema, mas não pode limitar-se a essa repetição. É preciso que se acrescentem novas informações como explicação e exemplos a propósito dos elementos retomados.
Discurso Direto e Indireto
DISCURSO DIRETO
É aquele que reproduz exatamente o que escutou ou leu de outra pessoa.
Podemos enumerar algumas características do discurso direto:
- Emprego de verbos do tipo: afirmar, negar, perguntar, responder, entre outros;
- Usam-se os seguintes sinais de pontuação: dois-pontos, travessão e vírgula.
Exemplo:
O juiz disse:
- O réu é inocente.
DISCURSO INDIRETO
É aquele reproduzido pelo narrador com suas próprias palavras, aquilo que escutou ou leu de outra pessoa.
No discurso indireto eliminamos os sinais de pontuação e usamos conjunções: que, se, como, etc.
Exemplo:
O juiz disse que o réu era inocente.
DISCURSO INDIRETO LIVRE
É aquele em que o narrador reconstitui o que ouviu ou leu por conta própria, servindo-se de orações absolutas ou coordenadas sindéticas e assindéticas.
Exemplo:
Exemplo:
Sinhá Vitória falou assim, mas Fabiano franziu a testa, achando a frase extravagante. Aves matarem bois e cavalos, que lembrança! Olhou a mulher, desconfiado, julgou que ela estivesse tresvariando”. (Graciliano Ramos)
O que é planejar um texto?
Pense e anote frases curtas ou palavras-chaves para a sua posterior análise. Chamamos isto de EXPLOSÃO DE IDEIAS. Tudo é válido agora, mesmo que depois algumas destas ideias sejam descartadas.Não se esqueça de que uma ideia puxa a outra e agora vão entrar os seus anos de leitura. Quanto mais você leu, mais ideias terá e isto é fundamental para fazer uma boa redação.
Agora vamos partir para o rascunho!
· Chegou o momento de começar o rascunho baseado no esquema que você fez- a sua EXPLOSÃO DE IDEIAS. Nesse momento, preocupe-se menos com a correção gramatical e mais com a eficiência de sua opinião e com os argumentos que a sustentam.
· Não acrescente novas ideias para não mudar o foco já iniciado.
· Procure palavras repetidas e troque por sinônimos.
· Confira a estrutura e a clareza das frases.
· Verifique o número de linhas. De modo geral entre 20 e 30 linhas.
O que é um parágrafo?
· São blocos de texto cuja primeira linha começa em margem especial, maior do que a do texto. (O famoso um dedo na margem esquerda.)
· Essa divisão indica ao leitor que em cada um desses blocos, ele vai encontrar uma parte do conteúdo.
· Ele deve conter uma ideia completa e dar progressão ao texto, evitando a repetição de afirmações.
· Um parágrafo deve ter, no mínimo, duas frases, porém pode variar de texto para texto, segundo as intenções do autor e não apresenta uma extensão muito rígida.
· Além de ser uma divisão gráfica, ele é uma unidade de composição.
Título
o É interessante aparecer em todas as dissertações. Seu objetivo é indicar ao leitor (corretor) qual será a linha geral do seu texto.
o Deve ser escrito com o mesmo tipo de letra utilizada no texto.
- Por já estar centralizado, não deve ter outros destaques como escrever com caneta colorida ou sublinhar, nunca o escreva com apenas uma palavra; o título é a "porta de entrada do texto" , é a linha geral do que vai ser escrito.
Dicas
· Lembre-se de que qualquer colocação é válida, desde que tenha um ponto de vista bem claro.
· Um exemplo concreto pode dar consistência à análise. Ele comprova o que você teoricamente explica.
· Cuidado com o excesso de passagens narrativas e/ou descritivas.
· Procure usar as conjunções para interligar as orações. Isso denota organização de ideias e coesão.
· O uso de gírias é condenável.
· Seja crítico. O texto precisa ser confrontável com a realidade.
· Evite o uso de clichês (frases prontas e já muito conhecidas) e ideias de senso comum.
· Use o seu conhecimento para construir a dissertação.
· Planeje o texto sem utilizar fórmulas prontas. O fio condutor deve ser o seu pensamento.
· Evite marcas da língua falada. Escrita e fala são modalidades diferentes do idioma. Evite termos excessivamente coloquiais. ( como coisa, a gente, pra, hoje em dia...)
· Procure não utilizar interrogações, pois, geralmente, elas têm respostas óbvias.
· Não interrompa a frase com um ponto mal colocado. Toda frase tem um ritmo. Cuidado com o mau emprego da vírgula.
Apresentação visual da redação
o Preencher corretamente todos os itens do cabeçalho da folha re redação com letra legível.
o Centralizar o título, sem aspas nem grifo.
o Fazer os parágrafos distando aproximadamente três centímetros da margem e mantê-los
o Não ultrapassar as margens (direita e esquerda) e também não deixar de atingi-las. Evitar rasuras e borrões. Caso errar, nunca anular o erro com parênteses – (parnteses) , mas com um leve traço – parnteses
o Apresentar letra legível (legível não é bonita), tanto script como cursiva.
o Distinguir bem as maiúsculas das minúsculas.
o Evitar exceder o número de linhas pedidas como limites máximos e mínimos
o Escrever apenas com caneta preta ou azul. LÁPIS, NEM PENSAR!!!!
o Escrever datas, horas e distâncias sempre em algarismos. = 12h, 10m, 16m 30cm, 10km.
o Palavras estrangeiras que já estiverem incorporadas aos hábitos linguísticos, escrever sem aspas = marketing, show, shopping, software, site ,etc
o Só com a leitura intensiva se aprende a usar a vírgula corretamente. As regras sobre o assunto são insuficientes.
o Nas citações use aspas, coloque a vírgula e um verbo seguido do nome de quem disse ou escreveu aquilo.
"Você deve treinar muito e escrever sobre todos os temas”, disse Eneida, a professora de redação.
o Cuidado com as redundâncias, principalmente o "HOJE EM DIA".
o Evite o uso excessivo do “que”. Esta armadilha produz períodos longos. Prefira frases curtas. A chance de errar diminui bastante.
o Seja cautelosos ao utilizar as conjunções “ como, porém, entretanto, no entanto”. Quase sempre são dispensáveis.
o Evite o uso excessivo de advérbios.
o Evite termos estrangeiros e jargões.
o Adjetivos que não informam são dispensáveis.
o O uso do gerúndio empobrece o texto.
O QUE FAZER PARA ESCREVER UMA BOA REDAÇÃO? LER É O MELHOR REMÉDIO!!!!
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