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18 de julho de 2015

Redação para Concursos Públicos Estaduais/Federais

Redação para Concursos Públicos Estaduais/Federais


Não confunda Narração com Dissertação



Narrar é falar sobre os fatos. É contar. Consiste na elaboração de um texto inserindo episódios, acontecimentos.
A narração  difere da descrição. A primeira é totalmente dinâmica, enquanto a segunda é estática e sem movimento. Os verbos são predominantes num texto narrativo.
O indispensável da ficção é a narrativa, respondendo os seus elementos a uma série de perguntas:
Quem participa nos acontecimentos? (personagens);
O que acontece? (enredo);
Onde e como acontece? (ambiente e situação dos fatos).

No texto narrativo, o fato é o ponto central da ação, sendo o verbo o elemento principal. É importante só uma ação centralizadora para envolver as personagens.


Deve haver um centro de conflito, um núcleo do enredo.

A seguir um exemplo de texto narrativo:


Toda a gente tinha achado estranha a maneira como o Capitão Rodrigo Cambará entrara na vida de Santa Fé. Um dia chegou a cavalo, vindo ninguém sabia de onde, com o chapéu de barbicacho puxado para a nuca, a bela cabeça de macho altivamente erguida e aquele seu olhar de gavião que irritava e ao mesmo tempo fascinava as pessoas. Devia andar lá pelo meio da casa dos trinta, montava num alazão, trazia bombachas claras, botas com chilenas de prata e o busto musculoso apertado num dólmã militar azul, com gola vermelha e botões de metal.

(Um certo capitão Rodrigo – Érico Veríssimo)



Aliás, o que é uma dissertação?


·          Dissertação é defender um ponto de vista a partir de um tema proposto.
·          A prova ganha o nome de redação, porque é amplo.
·       A redação, propriamente dita, divide-se em descrição, narração e dissertação. Esta última é a exigida, pois pressupõe um desenvolvimento mental com condições de análise crítica.
·      O texto argumentativo obedece a uma ordem lógica argumentativa, por isso é que se deve usar o presente, o tempo da abordagem do tema.
·          Outra particularidade é a pouca adjetivação. Também os pronomes indefinidos – tudo, nada, algum, nenhum, certo, etc.- não devem ser usados em exagero.
             texto deve retomar a opinião sobre o assunto proposto no tema, mas não pode limitar-se a essa repetição. É preciso que se acrescentem novas informações como explicação e exemplos a propósito dos elementos retomados.



Discurso Direto e Indireto


DISCURSO DIRETO
É aquele que reproduz exatamente o que escutou ou leu de outra pessoa.

Podemos enumerar algumas características do discurso direto:

- Emprego de verbos do tipo: afirmar, negar, perguntar, responder, entre outros;

- Usam-se os seguintes sinais de pontuação: dois-pontos, travessão e vírgula.


Exemplo:
O juiz disse:
- O réu é inocente.



DISCURSO INDIRETO

É aquele reproduzido pelo narrador com suas próprias palavras, aquilo que escutou ou leu de outra pessoa.
No discurso indireto eliminamos os sinais de pontuação e usamos conjunções: que, se, como, etc.

Exemplo:
O juiz disse que o réu era inocente.


DISCURSO INDIRETO LIVRE
É aquele em que o narrador reconstitui o que ouviu ou leu por conta própria, servindo-se de orações absolutas ou coordenadas sindéticas e assindéticas.

Exemplo:
Sinhá Vitória falou assim, mas Fabiano franziu a testa, achando a frase extravagante. Aves matarem bois e cavalos, que lembrança! Olhou a mulher, desconfiado, julgou que ela estivesse tresvariando”. (Graciliano Ramos)



O que é planejar um texto?

Pense e anote frases curtas ou palavras-chaves para a sua posterior análise. Chamamos isto de EXPLOSÃO DE IDEIAS. Tudo é válido agora, mesmo que depois algumas destas ideias sejam descartadas.Não se esqueça de que uma ideia puxa a outra e agora vão entrar os seus anos de leitura. Quanto mais você leu, mais ideias terá e isto é fundamental para fazer uma boa redação.






Agora vamos partir para o rascunho!

·          Chegou o momento de começar o rascunho baseado no esquema que você fez- a sua EXPLOSÃO DE IDEIAS. Nesse momento, preocupe-se menos com a correção gramatical e mais com a eficiência de sua opinião e com os argumentos que a sustentam.
·          Não acrescente novas ideias para não mudar o foco já iniciado.
·          Procure palavras repetidas e troque por sinônimos.
·          Confira a estrutura e a clareza das frases.
·          Verifique o número de linhas. De modo geral entre 20 e 30 linhas.



O que é um parágrafo?

·          São blocos de texto cuja primeira linha começa em margem especial, maior do que a do texto. (O famoso um dedo na margem esquerda.)
·          Essa divisão indica ao leitor que em cada um desses blocos, ele vai encontrar uma parte do conteúdo.
·          Ele deve conter uma ideia completa e dar progressão ao texto, evitando a repetição de afirmações.
·          Um parágrafo deve ter, no mínimo, duas frases, porém  pode variar de texto para texto, segundo as intenções do autor e não apresenta uma extensão muito rígida.
·          Além de ser uma divisão gráfica, ele é uma unidade de composição.



Título

o    É interessante aparecer em todas as dissertações. Seu objetivo é indicar ao leitor (corretor) qual será a linha geral do seu texto.
o    Deve ser escrito com o mesmo tipo de letra utilizada no texto.
  • Por já estar centralizado, não deve ter outros destaques como escrever com caneta colorida ou sublinhar, nunca o escreva com apenas uma palavra; o título é a "porta de entrada do texto" , é a linha geral do que vai ser escrito.



Dicas

·          Lembre-se de que qualquer colocação é válida, desde que tenha um ponto de vista bem claro.
·          Um exemplo concreto pode dar consistência à análise. Ele comprova o que você teoricamente explica.
·          Cuidado com o excesso de passagens narrativas e/ou descritivas.
·          Procure usar as conjunções para interligar as orações. Isso denota organização de ideias e coesão.
·          O uso de gírias é condenável.
·          Seja crítico. O texto precisa ser confrontável com a realidade.
·          Evite o uso de clichês (frases prontas e já muito conhecidas) e ideias de senso comum.
·          Use o seu conhecimento para construir a dissertação.
·          Planeje o texto sem utilizar fórmulas prontas. O fio condutor deve ser o seu pensamento.
·          Evite marcas da língua falada. Escrita e fala são modalidades diferentes do idioma. Evite termos excessivamente coloquiais. ( como coisa, a gente, pra, hoje em dia...)
·          Procure não utilizar interrogações, pois, geralmente, elas têm respostas óbvias.
·          Não interrompa a frase com um ponto mal colocado. Toda frase tem um ritmo. Cuidado com o mau                            emprego da vírgula.



Apresentação visual da redação


o    Preencher corretamente todos os itens do cabeçalho da folha re redação com letra legível.
o    Centralizar o título, sem aspas nem grifo.
o    Fazer os parágrafos distando aproximadamente três centímetros da margem e mantê-los
o    Não ultrapassar as margens (direita e esquerda) e também não deixar de atingi-las. Evitar rasuras e borrões. Caso errar,  nunca anular o erro com parênteses – (parnteses) , mas com um leve traço – parnteses
o    Apresentar letra legível  (legível não é bonita), tanto script como cursiva.
o    Distinguir bem as maiúsculas das minúsculas.
o    Evitar exceder o número de linhas pedidas como limites máximos e mínimos
o    Escrever apenas com caneta preta ou azul. LÁPIS, NEM PENSAR!!!!
o    Escrever datas, horas e distâncias sempre em algarismos. = 12h, 10m, 16m 30cm, 10km.
o    Palavras estrangeiras que já estiverem incorporadas aos hábitos linguísticos, escrever sem aspas = marketing, show, shopping, software, site ,etc
o    Só com a leitura intensiva se aprende a usar a vírgula corretamente. As regras sobre o assunto são insuficientes.
o    Nas citações use aspas, coloque a vírgula e um verbo seguido do nome de quem disse ou escreveu aquilo.
 "Você deve treinar muito e escrever sobre todos os temas”, disse Eneida, a professora de redação.
o    Cuidado com as redundâncias, principalmente o "HOJE EM DIA".
o    Evite o uso excessivo do “que”. Esta armadilha produz períodos longos. Prefira frases curtas. A chance de errar diminui bastante.
o    Seja cautelosos ao utilizar as conjunções “ como, porém, entretanto, no entanto”. Quase sempre são dispensáveis.
o    Evite o uso excessivo de advérbios.
o    Evite termos estrangeiros e jargões.
o    Adjetivos que não informam são dispensáveis.
o    O uso do gerúndio empobrece o texto.
O QUE FAZER PARA ESCREVER UMA BOA REDAÇÃO?     LER É O MELHOR REMÉDIO!!!!




Estrutura da Dissertação
O texto dissertativo prevê três partes fundamentais:
Introdução – média 5 linhas
Desenvolvimento – média 20 linhas
Conclusão – média 5 linhas
Não existe um número de linhas determinado para cada parágrafo. O tamanho de cada um deles – três no mínimo – é sempre o tamanho da sua eficiência, do quanto cumprem a sua função



Introdução

 A introdução deve indicar o que vai ser discutido, atrair a atenção do leitor, criar uma expectativa. Assim, devem ser evitados os lugares-comuns como: atualmente, hoje em dia, desde épocas remotas, o mundo de hoje, a cada dia que passa, o mundo em que vivemos, na atualidade.
 Para ajudar a iniciar a redação/introdução, daremos algumas formas que poderão ajudá-los, conforme o texto a ser desenvolvido.
1)     DECLARAÇÃO: é a forma mais comum de iniciar. Procure fazer uma declaração forte. Ex: É um grave erro a liberação do aborto. Provocará violenta reação da igreja católica e da evangélica.
2)     DEFINIÇÃO : é uma forma simples e pode ocupar só a primeira frase ou todo o parágrafo. Ex: O  mito, entre os povos primitivos, é uma forma de se situar no mundo, isto é, de encontrar o seu lugar  entre os demais seres da natureza.
3)     DIVISÃO: quando se afirma que há duas convicções sobre o tema da redação. Ex: Predominam, ainda no Brasil, duas convicções errôneas sobre o problema da exclusão social: a de que ela deve ser enfrentada apenas pelo poder público e a de que sua superação envolve muitos recursos e esforços extraordinários.
4)     OPOSIÇÃO : as duas primeiras frases criam uma oposição que estabelecerá o rumo da argumentação. Ex: De um lado, professores mal pagos, desestimulados, esquecidos pelo governo. De outro, gastos excessivos com computadores, antenas parabólicas. É este o paradoxo que vive hoje a educação no Brasil.
5)     ALUSÃO HISTÓRICA : É  a mais fácil porque parte de um dado histórico, que pode ser expresso assim: “ No século... ou em meados de....” Não precisa ser bom em história, mas referendá-lo. O que não pode ser usado é: "NOS PRIMÓRDIOS DA HUMANIDADE...", porque o conhecimento humano aconteceu de forma gradual.
6)     UMA FRASE NOMINAL SEGUIDA DE EXPLICAÇÃO : Nesse tipo de introdução, o aluno deve observar o paralelismo que dará equilíbrio.Ex: Uma vergonha. Esta é a conclusão que se chega ao assistir à programação da tevê aberta no Brasil. Mulheres nuas. Apelação sexual.
7)     CITAÇÃO : É outra maneira fácil de começar a introdução, porque facilita a continuidade do texto. Ex: “ A vida é a arte do encontro,”segundo Vinícius de Morais para mostrar a nossa eterna procura por alguém. (nunca se esqueça de colocar a citação entre aspas)
8)     ADJETIVAÇÃO : Apesar de não ser recomendável a utilização de muitos adjetivos na redação, ela dará uma boa base para desenvolver o texto. Ex: Caótico. Irracional. Inconsequente. Assim se mostra o trânsito nas grandes cidades.
9)     ILUSTRAÇÃO : É começar a sua redação com um fato narrativo a fim de ilustrar o tema. Ex: O jornal ZH, na coluna de Rosane Oliveira, mostrou a dificuldade que o Estado terá para pagar o piso dos professores. ( se você começar a sua redação assim, não cabe mais nenhuma narração até terminar. É apenas um período narrativo por dissertação.)
Deve-se ter muito cuidado para “amarrar” os parágrafos. A isto chama-se coesão. Cada frase enunciada deve manter um vínculo com as anteriores para não perder o fio do pensamento. Se não, acontecerá uma sequência de frases soltas, sem lógica nem coerência. Porém, a coesão não acontecesse só olhando para trás: é também olhar para o que vai escrever adiante.

O que é ter coesão, ter coerência? É ordenar as ideias, os argumentos.

Normalmente escrevemos à medida que ideias vão surgindo, mas comonossoraciocínio nem sempre é lógico, ocorrem problemas de falta de clareza e incoerência. Para evitar esse problema, é importante fazer um rascunho, onde você joga todas suas ideias,seus argumentos. É a famosa EXPLOSÃO DE IDEIAS já referida anteriormente. Nem todas as ideias serão aproveitadas, óbvio, mas você deverá  colocar tudo o que vier a sua mente. Depois, ao elaborar sua dissertação, você fará a limpeza, pondo-as uma ordem adequada e interligando-as por  meio de conetivos e partículas de ligação.





Desenvolvimento

Ele pode ser escrito em um ou mais parágrafos. Aqui você vai provar o que foi indicado na introdução com dados e fatos da realidade em que se vive. Por isso é que ele é maior.
Para sustentar uma opinião sobre um assunto da atualidade, uma argumentação baseada em dados e fatos da realidade em que se vive, tem um poder de persuasão maior do que uma argumentação baseada em dados e fatos distantes da nossa realidade. ASSIM:    
·          EXPLIQUE – Acrescente ideias que provem que a justificativa sustenta a resposta.
·          EXEMPLIFIQUE – Relate uma situação que prove o que foi explicado. É o único período narrativa da sua dissertação. É exatamente este período que vai dar o seu toque pessoal. ( se você já o usou na sua introdução, aqui ele não deverá mais aparecer.)
·          OPINE – Julgue, comente o que foi explicado.



Conclusão


A sua extensão também deve ficar entre 5 e 6 linhas e deve apenas fechar o texto, explicitando a opinião do candidato (a sua) sobre o assunto do tem,cuidando para não ser contraditório.               Normalmente a redação perde qualidade na conclusão. Esta deve ser uma frase nova, isto é, acrescentar algo. Não se esqueça de que a última frase é a impressão que antecede a nota que vão lhe dar.   
                                   



Passando a limpo

Antes de passar a redação a limpo, veja se você seguiu o esquema inicialmente proposto.
 Agora é o momento de fazer as correções gramaticais.
·          Não acrescente novas ideias, por mais brilhantes que sejam. Você pode se desviar do foco inicial.
·          Capriche na letra. TODOS OS TIPOS SÃO ACEITOS, DESDE QUE LEGÍVEIS E MANTENHAM A DIFERENÇA ENTRE MAIÚSCULA E MINÚSCULA, mas cuidado com o tamanho dela. Você não pode mudar o traçado durante a escrita do texto.
·          Procure fazer a sua melhor letra. Não se esqueça de que ninguém o conhece, muito menos o traçado da sua letra.
·          A Língua Portuguesa tem aproximadamente 4000.000 palavras. NÃO AS REPITA!!!



SÓ TIRA ZERO NA REDAÇÃO QUEM:

1.      Não responder a pergunta, isto é, FUGIR DO TEMA.
2.      Escrever só narração. (Contar uma história.)
3.      Entregar a folha em branco.
4.      Copiar a proposta.
5.      Não utilizar o mínimo de linhas exigido.



Resumindo

1) Limites de linhas – têm de ser respeitados.
2) Letra de imprensa – pode ser usada, mas destacar as maiúsculas.
 3) Rasuras – devem ser evitadas, mas se não der, colocar um pequeno traço por cima,escrevê-la corretamente.
4) Parágrafos – não escrever menos de três ( introdução, desenvolvimento e conclusão)



Posso ultrapassar o limite de linhas exigido?
Eis aqui algo delicado, que não deve ser desconsiderado em uma prova. Se é solicitado ao candidato escrever entre 25 a 30 linhas, não pode ele fugir a isso. A prática é reprovar quem não consegue cumprir tal exigência.
 O que fazer então?
Parta do rascunho(é para isto que ele existe) para conseguir situar-se nos limites exigidos.Aumente ou diminua certas frases, quando não prejudicar a estrutura da redação. Crie um novo parágrafo, com outros argumentos, caso você perceba que não atingirá o mínimo solicitado.
 É sempre possível fazer algum ajuste, pois o candidato conta com uma boa diferença entre o mínimo e o máximo. Porém há dois expedientes que os concursantes não podem fazer:
1) Aumentar o tamanho das letras no decurso da redação.
2) Evitar o espaçamento entre as palavras.


Ordenação das Ideias
A falta de ordenação de ideias gera um texto sem encadeamento e, às vezes, incompreensível, partindo de uma ideia para outra sem critério, sem ligação.
Coerência: Você não deve apresentar um argumento e contradizê-lo mais adiante.
Coesão:A redundância denuncia a falta de coesão. Não dê voltas num assunto, sem acrescentar dados novos. Isso é típico de quem não tem informações suficientes para compor o texto.
Inadequação:Não fuja ao tema proposto, escolhendo outro argumento com o qual tenha maior afinidade.O distanciamento do assunto pode custar pontos importantes na avaliação.
Estrutura dos Parágrafos: Separe o texto em parágrafos. Sem a definição de uma ideia em cada parágrafo, a redação fica mal estruturada. Não corte a ideia em um parágrafo para concluí-la no seguinte. Não deixe o pensamento sem conclusão.



Conselhos úteis


· Evite a repetições de sons, que é deselegante na prosa;
· Evite a repetições de palavras, que denota falta de vocabulário;
· Evite a repetição de ideias, que demonstra falta de conhecimento geral;
· Evite o exagero de conectivos (conjunções e pronomes relativos) para evitar a repetição e para não alongar períodos.
.Evite o emprego de  verbos genéricos, tais como DAR, TER, FAZER e SER.

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