NO INICIO DO BLOG

11 de agosto de 2015

A intervenção na produção textual do ENEM

As provas da edição 2015 do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) acontecerão nos dias 24 e 25 de outubro. No segundo dia de avaliação, os candidatos enfrentarão a matriz deLinguagens, Códigos e suas Tecnologias, Matemática e suas Tecnologias, além de uma redação. Assim, tudo deve ser finalizado em, no máximo, cinco horas e trinta minutos.
A principal característica da avaliação é a obrigatoriedade da criação de uma proposta de intervenção, ou seja, uma solução para o problema apresentado pela proposta de redação criada pela banca corretora do Enem. No entanto, você sabe como criar uma que corresponda às expectativas dos corretores da prova?

A criação da proposta de intervenção muitas vezes é uma atividade subjetiva para muitos candidatos, dificultando o alcance de uma boa nota na redação. “Quando o aluno vai criar a proposta de intervenção, ele precisa pensar em uma solução para o problema, mas que ao mesmo tempo seja viável para ser colocada em prática”, afirmou.

Focar na possibilidade de tornar a proposta em realidade é o principal diferencial analisado pela banca. Por mais que o candidato crie uma proposta, se ela não tiver tantas chances de ser executada, não será tão valorizada quanto outra fácil de existir. Segundo Daniela, “Essa é a maior dificuldade da redação do Enem”.

Nenhum comentário: