NO INICIO DO BLOG

19 de agosto de 2015

Diferença entre coordenação e subordinação

Diferença entre coordenação e subordinação

FRASE, ORAÇÃO E PERÍODO

Frase: todo enunciado que apresenta um significado completo. No texto, começa na letra maiúscula e termina no ponto. Uma frase pode ou não ter verbo.

Oração: cada verbo de uma frase determina uma oração.

Período: toda frase com verbo é também um período. O período é simples quando apresenta apenas um verbo e é composto quando apresenta mais de um verbo.



>>> Para se formar um período composto é preciso unir uma oração a outra. Para isso, podemos usar dois processos sintáticos: a coordenação e a subordinação


  • Na coordenação as orações são unidas sem que uma dependa da outra sintaticamente, isto é, são orações independentes (completas sintaticamente) que vêm ligadas por conjunções ou simplesmente justapostas sem qualquer conectivo.

(oração coordenada) + (oração coordenada)

Escrevi uma carta e a enviei para meu amor.


o   Escrevi uma carta = oração coordenada assindética
(assindética pois não tem conjunção)

o   e a enviei para meu amor = oração coordenada sindética
(sindética pois tem a conjunção e)


Escrevi uma carta é uma oração completa sintaticamente, pois apresenta um verbo transitivo direto (escrevi), um sujeito oculto (eu) e um objeto direto (uma carta) que completa a transitividade do verbo.

e a enviei para meu amor é uma oração completa sintaticamente, pois apresenta um verbo transitivo direto e indireto (enviei), um sujeito oculto (eu) e os objetos direto (a) e indireto (para meu amor) exigidos pela transitividade do verbo.
                        

  • Na subordinação uma oração depende sintaticamente da outra, isto é, há uma oração principal, que é incompleta sintaticamente, e há uma oração subordinada, que se liga à oração principal completando-a, ou seja, a oração subordinada funciona como o termo que falta para completar sintaticamente a oração principal.

(oração principal) + (oração subordinada)

A mulher esperou que seu filho voltasse.


o   A mulher esperou = oração principal

o   que seu filho voltasse = oração subordinada


A mulher esperou é uma oração incompleta sintaticamente, pois apresenta um verbo transitivo direto (esperou), um sujeito (a mulher), mas falta o objeto direto obrigatoriamente exigido pelo verbo transitivo direto.

que seu filho voltasse é uma oração que funciona no período como o objeto direto da oração principal. Veja: se perguntarmos ao verbo da oração principal: esperou o quê? Resposta: que seu filho voltasse. A resposta para essa pergunta é denominada objeto direto, logo a oração subordinada apresenta a função de um objeto direto e completa, sintaticamente, a oração principal.


(oração subordinada) + (oração principal)

Quando o dia amanhecer, vou à praia.


o   Quando o dia amanhecer = oração subordinada

o   vou à praia = oração principal


vou à praia é uma oração composta por um verbo intransitivo que seleciona um adjunto adverbial de lugar (à praia) e, de acordo com o contexto, seleciona também um adjunto adverbial de tempo que falta nesta oração.

Quando o dia amanhecer é uma oração subordinada que apresenta a função de um adjunto adverbial, isto é, trata-se de uma oração que expressa a circunstância de tempo, completando sintaticamente a oração principal.


(oração principal) + (oração subordinada) + 
(continuação da oração principal)

Uma pessoa que comete tal brutalidade não merece perdão.


o   Uma pessoa não merece perdão = oração principal

o   que comete tal brutalidade = oração subordinada


Uma pessoa não merece perdão é uma oração que apresenta um verbo transitivo direto (merece), um sujeito (uma pessoa) e um objeto direto (perdão). Parece ser uma oração completa sintaticamente, porém o sujeito dessa oração não é apenas a expressão uma pessoa, mas há um adjunto adnominal, isto é, um termo que caracteriza essa pessoa, que não está presente na oração principal.

que comete tal brutalidade é uma oração subordinada que funciona no período como adjunto adnominal, fazendo referência ao núcleo do sujeito, caracterizando-o.


>>> Como já vimos, a oração subordinada sempre funciona no período como um termo da oração. Podemos, então, listar os seguintes termos:  

sujeito
objeto direto
objeto indireto
complemento nominal
predicativo do sujeito
aposto
adjunto adnominal
adjunto adverbial 

Cada um desses termos pode se apresentar, no período, em forma de oração subordinada. Assim, os tipos de orações subordinadas são divididos em três:

  • Orações subordinadas substantivas
 a oração será subordinada substantiva quando tiver função sintática de: sujeito, objeto direto, objeto indireto, complemento nominal, predicativo do sujeito e aposto.

  • Orações subordinadas adjetivas
 a oração será subordinada adjetiva quando tiver função sintática de: adjunto adnominal.

  • Orações subordinadas adverbiais
a oração será subordinada adverbial quando tiver função sintática de: adjunto adverbial.

Nenhum comentário: