NO INICIO DO BLOG

1 de agosto de 2015

ENEM


O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), órgão responsável pela organização do Exame Nacional do Ensino Médio, divulgou nesta sexta-feira (31) que, dos 8,4 milhões de candidatos pré-inscritos para esta edição do Enem, 7.746.057poderão de fato realizar as provas nos dias 24 e 25 de outubro.
O número representa uma queda de mais de 11% em relação a 2014, quando 8,7 mi de estudantes confirmaram participação no exame. Esta é a primeira vez que a quantidade de inscritos cai desde 2007.
 
Evolução de inscritos no Enem desde 2009. Fonte: Inep.
Evolução de inscritos no Enem desde 2009. Fonte: Inep.

Após o período de inscrições, que ocorreu entre 25 de maio e 5 de junho, 723.039 não tiveram sua isenção aprovada ou não realizaram o pagamento da taxa de R$ 63 que confirma a participação no exame nacional. Desta forma, os outros 5,76 mi de candidatos não tiveram que arcar com tal despesa, seja pela isenção automática da taxa ou seja pela declaração de carência. Vale mencionar que esse número cresceu em comparação com o ano passado.
Além do aumento na taxa de inscrição, que até então era de 35 reais, uma hipótese levantada pelo ministro da educação Renato Janine Ribeiro para justificar a redução do total de candidatos é a nova regra da perda do direito da isenção no ano seguinte, para aqueles que confirmarem a participação e não comparecerem nos dias da prova.
Para informações mais detalhadas, como perfil dos participantes e número de inscritos por Região e Unidade Federativa, acesse obalanço final das inscrições divulgado pelo próprio Inep.

Nenhum comentário: