NO INICIO DO BLOG

4 de outubro de 2015

Como obter uma boa nota na questão discursiva da EsSA

Como obter uma boa nota na questão discursiva da EsSA

A prova do Concurso de Admissão da EsSA contempla uma questão discursiva (redação), que tem o objetivo de avaliar a capacidade de expressão escrita e o uso do registro formal culto da língua portuguesa. O candidato deve produzir, com base no tema indicado na questão discursiva, uma redação com extensão mínima de 20 (vinte) e máxima de 30 (trinta) linhas, primando pela coerência, correção e coesão.
Nesta terceira dica abordaremos um importante aspecto considerado na avaliação da redação: a adequação ao tema proposto.
O critério de adequação ao tema se refere à necessidade de apresentar um texto que exponha um aspecto relacionado ao tema apresentado na proposta de redação, defendendo uma posição, uma tese.
O tema constitui o núcleo das ideias sobre as quais a tese se organiza. Em âmbito mais abrangente, o assunto recebe uma delimitação por meio do tema, ou seja, um assunto pode ser abordado por diferentes temas.
A seguir, vamos estabelecer a diferença entre assunto, tema e título.


Assunto é a generalização, é um conceito mais amplo. É uma referência mais genérica, é algo sobre o qual há muito que se falar.
Tema é a especificação, a delimitação do assunto. É uma discussão direcionada. É um recorte do assunto. Na questão discursiva do Concurso de Admissão da EsSA, o tema é fornecido pela banca examinadora, portanto é igual para todos os candidatos.
Já o título – uma expressão geralmente sem verbo – é mais sintético e é individual, pois cada candidato cria um título para “batizar” seu texto, que pode ser a síntese do conteúdo ou um chamariz original que atraia o leitor. Por isso, é importante usar a criatividade no título de sua redação.
Ao contrário do que muitos pensam, o título não é algo externo ao texto, é parte integrante dele. É mais fácil elaborá-lo depois do texto pronto, pois o autor não fica engessado por ele (o que acontece quando se elabora o título antes).
Resumindo:
O assunto é a generalização dentro da qual cabe o tema.
O tema é igual para todos: é apresentado na proposta.
O título é individual: é o nome que cada autor dá ao seu texto.

Agora, para aperfeiçoar sua preparação, visando produzir um bom texto na questão discursiva da prova do Concurso de Admissão EsSA 2015, confira a proposta apresentada na última edição desse Concurso e procure desenvolvê-la, respeitando as especificações apresentadas.
Elabore um texto dissertativo, com no mínimo 20 (vinte) e no máximo 30 (trinta) linhas, sobre o tema do parágrafo abaixo, abordando as causas, consequências e possíveis soluções para combater o problema. Dê um título para a sua redação.
“Até a segunda metade do século 20, a desnutrição foi o nosso principal problema de saúde pública; hoje, é a obesidade. Cerca de 10% dos brasileiros adultos são obesos, e outros 30% estão acima do peso saudável. Portanto cerca de 50 milhões de pessoas deveriam perder peso para evitar doenças como ataques cardíacos, derrames cerebrais, diabetes, reumatismos e alguns tipos de câncer.”

Nenhum comentário: