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2 de outubro de 2015

Redação no Enem: Conhecimentos Sobre o Exame


Pesquisas acadêmicas na área de avaliação comprovam que, infelizmente, professores e alunos não leem os manuais dos candidatos dos exames e vestibulares e, por isso, desconhecem o critério da prova. O pouco conhecimento acerca dessas avaliações faz com que muitos mitos sejam construídos em torno delas, principalmente se há uma proposta de redação e as consequências disso são proibições equivocadas, formuladas por alguns docentes, como, por exemplo, proibir o uso do gerúndio e de certas conjunções importantes como o “pois”.
Obviamente que os manuais dos candidatos poderiam ser escritos de uma maneira mais clara e acessível, já que seu público alvo é, justamente, o candidato que irá fazer determinado vestibular que, por sua vez, não é especialista em nenhuma disciplina, mas aí entra o professor, o especialista em determinada área, que deveria ler o manual e explicá-lo para o seu aluno a fim de ajudá-lo a compreender que concepções estão ali apresentadas.
No caso da proposta de redação e de provas de Português, os manuais trazem os conceitos de língua e linguagem que fundamentam o exame ou o vestibular e isso é muito importante, já que conhecer o critério da avaliação é fundamental, já que sabemos que cada prova possui um perfil de questões e de propostas de produção escrita.
No caso do Enem, infelizmente, o último guia de redação publicado é o do ano de 2013 e o INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) deveria publicar, a cada ano, um novo guia comentando o Enem passado, a correção e trazendo exemplos de redações acima da média, abaixo da média e anuladas para que os candidatos tenham ideia do que lhes espera. Mesmo não estando atualizado, recomendamos fortemente a leitura do Guia de Redação do Enem 2013, pois neste documento estão explicitados os critérios de correção e as competências avaliadas na proposta de redação do Enem.

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