NO INICIO DO BLOG

2 de novembro de 2015

Concurso Banrisul

  • O auge da vida democrática é o momento do voto. A democracia, regime em que a maioria escolhe os governantes, é também o regime da igualdade, em que todos têm o mesmo valor, sejam ricos ou pobres, integrados ou excluídos. Por isso, tenho sustentado que ela é o regime mais ético que existe. Melhor dizendo, é o único regime que hoje podemos considerar ético. As formas de governo que a teoria antigamente chamava de monarquia ou aristocracia, considerando-as legítimas, atualmente apenas podem ser chamadas de ditaduras. Uma ditadura, em nossos dias, é ilegítima. Só a democracia é legítima.
          [...]
          O mínimo, numa democracia, é ter dois lados opostos, divergentes, mas, respeitados. Porém, se eu aplicar o modelo da Ética à Política, entenderei que um lado é o bem, e o outro, o mal; e portanto, tentarei impedir “o mal” até mesmo de concorrer. Assim, foi a perseguição ao comunismo, no Brasil, mesmo quando não tínhamos uma ditadura escancarada. Assim foi a perseguição aos partidos liberais nos regimes comunistas. [...]
          Há saída? O mais óbvio é: a Ética é um pré-requisito. Queremos, de todos os candidatos, que sejam honestos. Que não sejam antiéticos. E, entre os postulantes decentes, optaremos por critérios políticos. [...] É preciso grandeza de espírito para sair dessa incapacidade de pensar o que desejamos construir. Porque propor a Política é formular o futuro.
    (Ribeiro, Renato Janine. Filosofia. Setembro de 2012. Adaptado.)
  • Analise os trechos em destaque.

    I “... em que todos têm o mesmo valor, sejam ricos ou pobres, integrados ou excluídos.”
    II. “Uma ditadura, em nossos dias, é ilegítima. Só a democracia é legítima.”
    III. “O mínimo, numa democracia, é ter dois lados opostos, divergentes, mas, respeitados.”
    IV. “Porém, se eu aplicar o modelo da Ética à Política, entenderei que um lado é o bem, e o outro, o mal;...”

    Uma relação de oposição, estabelecida por palavras e/ou ideias, pode ser verificada em
  • a) I, II, III e IV.
    b) I e II, apenas.
    c) II e III, apenas.
    d) I, II e III, apenas.
    e) I, III e IV, apenas                  Resposta a

Nenhum comentário: