NO INICIO DO BLOG

11 de fevereiro de 2016

Pronominais

No momento da escrita, é comum que surjam algumas dúvidas com relação ao emprego correto dos pronomes oblíquos átonos (me, te, se, nos, vos, o, a, os, as, lhe, lhes). Ex.: Quero te ver ou quero ver-te? Te amo ou amo-te? Não me irrite ou não irrite-me? Vamos estudar agora a colocação desses pronomes em relação ao verbo.
Os pronomes oblíquos átonos podem ocupar três posições: antes do verbo (próclise), no meio do verbo (mesóclise) e depois do verbo (ênclise).
colocação pronominal
Veja:
  • Não me incomode, pois preciso estudar. (pronome antes do verbo – próclise)
  • Enviar-te-ei o dinheiro hoje à noite. (pronome no meio do verbo – mesóclise)
  • Entregaram-me os documentos. (pronome depois do verbo – ênclise)
De acordo com a norma culta, há várias regras definidas para cada uma dessas situações. Vamos conhecê-las!
Quando se usa a próclise: 
  • Advérbios em geral – Hoje me enviaram os livros.
  • Palavras de sentido negativo – Jamais me direcione a palavra.
  • Pronomes indefinidos – Tudo me incomoda neste lugar.
  • Pronomes interrogativos – Quem lhe enviou a encomenda?
  • Pronomes relativos – Acharam duas crianças que se encontravam desaparecidas.
  • Conjunções e locuções conjuntivas subordinativas – Soube que me negaram a resposta.
  • Algumas conjunções coordenativas aditivas e alternativas – Ora me ajuda, ora meatrapalha.
  • Orações exclamativas e optativas (exprimem desejo)  – Como se ofendem por nada! / Deus te proteja, meu filho!
  • Preposição seguida de gerúndio – Em se tratando de negócios, você precisa falar com o gerente.
  • Infinitivo flexionado – Foram aplaudidos por nos tratarem bem.
  • Formas verbais proparoxítonas – Nós lhes desobedecíamos sempre.
  • Numeral ambos – Ambos me abraçaram com cuidado.
Quando se usa a mesóclise: 
  • Verbos no futuro do presente – Entregar-lhe-ei as flores amanhã.
  • Verbos no futuro do pretérito – Enviar-te-ia os relatórios da empresa.
Quando se usa a ênclise: 
  • Frase iniciada com verbo (desde que não seja no futuro) – Envie-me as contas hoje.
  • Orações reduzidas de infinitivo – Espero contar-lhe isto hoje à noite.
  • Orações reduzidas de gerúndio – A mãe ajudou a criança, dando-lhe carinho.
  • Pausa antes do verbo – Se eu recuperar a saúde, mudo-me para o campo.
  • Orações imperativas afirmativas – Professor, ajude-me neste exercício!
  • Verbo no infinitivo não flexionado – Machucar-te não era a minha intenção.
  • Verbo no gerúndio – Recusou a resposta, fazendo-se de desentendida.
colocação pronominal2
Importante! 
Vale lembrar que os pronomes o, a, os, as viram -lo, -la, -los, las diante de verbos terminados em –r, -s ou -z e viram -no, -na, -nos-nas diante de verbos terminados em -m, -ão, -õe. Veja alguns exemplos: Vou vender meu carro. Vou vendê-lo / Quisaquelas roupas. Qui-las. / Fiz o dever ontem. Fi-lo ontem. / Eles escreveram uma carta. Eles escreveram-na. / Dão os resultados. Dão-nos. / Põe as cadeiras aqui. Põe-nas aqui.
colocação pronominal1
Na língua falada atual, ocorre uma tendência para a próclise, no entanto iniciar frase com pronomes átonos não é aconselhável em uma conversa formal. Por exemplo:
Vamos aos exercícios para fixar o conteúdo aprendido?
Exercícios
De acordo com a norma culta, marque a opção correta:
  1. a. Tudo resolve-se com o tempo.
    b. Tudo se resolve com o tempo.
  2. a. Ela argumentou se fazendo de boba.
    b. Ela argumentou fazendo-se de boba.
  3. a. É um trabalho que me absorve muito.
    b. É um trabalho que absorve-me muito.
  4. a. Mãe, ajude-me a escolher a roupa!
    b. Mãe, me ajude a escolher a roupa!
  5. a. Preciso vê-lo, me disse o rapaz.
    b. Preciso vê-lo, disse-me o rapaz.
  6. a. Ontem disseram-me a nota.
    b. Ontem me disseram a nota.
  7. a. Quero convidar-te para o baile.
    b. Quero te convidar para o baile.
  8. a. Alguém contou-me uma piada.
    b. Alguém me contou uma piada.
  9. a. Aquilo mostrou-me a verdade.
    b. Aquilo me mostrou a verdade.
  10. a. Em tratando-se de frutas, prefiro as cítricas.
    b. Em se tratando de frutas, prefiro as cítricas.
  11. a. Me sigam, por favor.
    b. Sigam-me, por favor.
  12. a. Se for possível, me encaminho à empresa.
    b. Se for possível,  encaminho-me à empresa.
  13. a. O concurso realizar-se-á no domingo.
    b. O concurso se realizará no domingo.
  14. a. Recusei a ideia que me contaram.
    b. Recusei a ideia que contaram-me.
  15. a. Ela partiu quando contaram-lhe sobre o acidente.
    b. Ela partiu quando lhe contaram sobre o acidente.
Resposta: 1. b / 2. b / 3. a / 4. a / 5. b / 6. b / 7. a  / 8. b  / 9. b / 10. b. / 11. b / 12. b / 13. a / 14. a / 15. b

Nenhum comentário: