NO INICIO DO BLOG

8 de maio de 2016

Qual está correto??


Quem acha que é a primeira a forma correta acertou!
E quem acha que é a segunda acertou também!
Ambas, viagem e viajem, existem na língua portuguesa e estão corretas.
A diferença entre as duas formas é que a palavra viagem é um substantivo, sinônimo de jornada. Já viajem é uma forma conjugada do verbo viajar.
Veja alguns exemplos do emprego de cada uma delas:
  • Cheguei de viagem. (substantivo)
  • Tenha uma boa viagem. (substantivo)
  • viagem foi boa? (substantivo)
  • Viajem pela manhã, que o movimento na estrada é menor. (verbo)
  • Tomara que eles viajem em tranquilos! (verbo)
O substantivo viagem deve ser escrito com G por determinação da Gramática Normativa, que apresenta uma regra determinando que os substantivos terminados em –agem, – igem, –ugem sejam grafados com essa letra: viagem, passagem, imagem, origem, vertigem, ferrugem, penugem,…
Quanto ao verbo viajar, precisamos lembrar que a letra G tem pronúncia diferente se formar sílaba com ‘a’, ‘o’ e ‘u’, por isso, para manter a mesma sonoridade no verbo, a consoante é trocada por J. Assim, todas as formas verbais vão seguir essa alternância consonantal e serão grafadas com J. No caso da palavra viajem, temos a forma do verbo conjugada na 3.ª pessoa do plural do presente do subjuntivo ou na 3.ª pessoa do plural do imperativo.
Para relembrar a formação dos tempos verbais, o Presente do Subjuntivo é um tempo derivado da 1ª pessoa do singular do Presente do Indicativo, da qual retiramos a desinência -o e acrescentamos a desinência -e:
  • Eu viajo (Pres. Indic) -o +e = (Que) eu viaje (Pres. Subj.)
E essa alteração para desinência -e permanece em todas as demais pessoas, daí termos a forma eles viajem, no Subjuntivo e no Imperativo.

Nenhum comentário: