NO INICIO DO BLOG

12 de junho de 2016

ENEM E A REDAÇÂO

Veja mais alguns possíveis temas de Redação do ENEM 2016

Desigualdade étnica e de gênero

O Brasil é um dos países com maior desigualdade do mundo e entre muitos tipos de desigualdade, a étnica e a de gênero costumam ser as mais discutidas, assim como os preconceitos gerados por essa situação, respectivamente, racismo e machismo. Os direitos conquistados, as lutas e reivindicações e as políticas públicas são alguns pontos que merecem ser estudados para entender a causa e argumentar com clareza.

Liberdade de expressão e mídia

Tema bastante atual, a liberdade de imprensa tem sido muito discutida, principalmente após o ataque à revista francesa Charlie Hebdo em 2015. Pode-se refletir sobre os limites entre liberdade de expressão e respeito às diferenças ou respeito à verdade.

Limites entre estética e saúde

Academia, dietas, cirurgias plásticas, anabolizantes etc. É grande a busca pelo corpo perfeito caracterizado por um padrão de beleza. Mas até que ponto a estética coincide com hábitos saudáveis? Conhecem-se muitas doenças causadas por insatisfação corporal como anorexia, bulimia, depressão, compulsão alimentar e obesidade, além de consequências no convívio social como discriminação e baixa autoestima.

Escândalo e corrupção na FIFA

Recentemente foi divulgada a prisão de diversas pessoas ligadas a FIFA e a esquemas de corrupção, na copa que foi realizada no Brasil e nas duas próximas. É bom ficar atento(a) a isso!

Consumo de álcool e droga por adolescentes

Por lei, o consumo de álcool é proibido por adolescentes. Entretanto, é crescente o uso não só de bebidas alcoólicas mas também de drogas lícitas e/ou ilícitas entre os jovens, como cigarro, maconha, cocaína, LSD etc. As razões e consequências desse ato podem servir como base para a discussão do tema.

Intolerância religiosa

Novamente, o ataque à revista Charlie Habdo pode exemplificar o tema. Mas muito mais do que um caso isolado, a intolerância religiosa é grande tanto no Brasil como em outros países. Ao debater esse tema, precisamos lembrar da laicidade do Estado e do respeito aos diferentes tipos de crenças e rituais religiosos, podendo destacar, no caso do Brasil, o grande preconceito existente com religiões de origem africana.

Limites entre humor e bullying

Os limites do humor é algo que tem chamado bastante atenção atualmente por causa de diversos processos a comediantes do Brasil como Rafinha Bastos, Danilo Gentili etc, e o constante uso de discriminação das minorias para fazer piada. A responsabilidade social do comediante foi discutida no excelente documentário de Pedro Arantes, “O riso dos outros”, encontrado no Youtube.
Peça ao seus professores que passem mais exercícios de redação durante as aula (Foto: Divulgação)
Peça ao seus professores que passem mais exercícios de redação durante as aula (Foto: Divulgação)

Como utilizar a nota do ENEM

O objetivo do exame é avaliar o desempenho dos estudantes que irão concluir o ensino médio, mas hoje ele é requisito fundamental para a entrada de alunos em instituições públicas e privadas de ensino superior em todo o Brasil e em programas governamentais de financiamento e custeio para estudantes universitários. Entre os programas que utilizam a nota estão o Prouni (Programa Universidade para Todos), o Fies (Financiamento Estudantil), o Sisutec (Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica)

Como funcionam a inscrição para o Enem

O ENEM é organizado pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), órgão do Governo Federal ligada ao Ministério da Educação (MEC). Os candidatos que desejam fazer o Enem precisam acessar o endereço eletrônico. No ato da inscrição é necessário que o estudante informe o número do RG, do CPF, um endereço de e-mail e crie uma senha pessoal. Ao final do processo, o aluno deve imprimir o boleto e efetuar o pagamento da taxa de R$ 35,00 até a data de vencimento.
Os candidatos que estudam em escolas da rede pública, declaradas no Censo Escolar da Educação Básica, e que estão no último ano do ensino médio são isentos do pagamento da taxa. Os que não estiverem nesta situação devem realizar a declaração de carência no momento da inscrição. O estudante deve antes consultar se está dentro das normas exigidas pelo regulamento de acordo com o Edital do Enem.
Em 2014, houve um crescimento de 21,6% no número de inscritos em relação ao ano de 2013. Os alunos responderam 180 questões objetivas no Enem, divididas entre as disciplinas de ciência da natureza e ciências humanas e matemática, linguagens e códigos e redação. Espera-se que esse número seja superado em 2015.
Todos os estudantes do ensino médio da rede pública e particular devem fazer o Enem. As inscrições para a prova de 2016 devem ocorrer a partir do mês de maio. A prova de redação vale no máximo 1000 pontos, sendo uma das etapas mais importante e sempre é realizada no domingo, de acordo com o horário de Brasília.

Como Fazer uma boa Redação para o ENEM? 

Essa é sem dúvida a pergunta mais comum que recebemos sobre o ENEM. Tem muitas pessoas que nos enviam e-mails e comentam nas nossas páginas sobre como fazer a redação do ENEM.
Praticar a escrita ajuda muito na hora de escrever uma redação (Foto: Divulgação)
Praticar a escrita ajuda muito na hora de escrever uma redação (Foto: Divulgação)
A resposta não é muito simples, pois são diversos os critérios de avaliação, mas posso dizer que o principal motivo de os alunos tirarem zero na Redação do ENEM é fugir do tema!
Analisando diversas redações nota 1000 notamos que todas tem as mesmas características. São bem escritas, coesas, falando sobre o tema proposto, poucas palavras.
Como são muitas informações não temos como escrever tudo aqui neste post, por isso compilamos todas as dicas em uma apostila com 30 páginas explicando tudo que você precisa saber sobre a Redação do ENEM. Além das dicas temos exemplos de redações nota 1000 e também uma redação desmembrada e comentada para você se dar bem no ENEM.

Conteúdo da prova do ENEM

Conforme as edições passadas, o ENEM 2016 é feito em quatro provas de 45 questões cada, abrangendo todas as matérias ensinadas durante o ensino médio. A prova é dividida em quatro temas: Ciências Humanas e suas tecnologias, Ciências da Natureza e suas tecnologias, Linguagens, Códigos e suas tecnologias, Matemática, códigos e suas tecnologias. Os itens envolvem estatísticas, geometrias e funções.
A prova do ENEM envolve conhecimentos gerais da atualidade e interpretação textual das questões pelos candidatos. Um das provas mais importantes é a de uma redação que geralmente abrange temas do cotidiano, por isso é necessário que os estudantes estejam atentos às notícias e às discussões na imprensa e na sociedade.
O exame usa competências e habilidades, com questões feitas por nível de dificuldade, do mais fácil ao mais difícil.

Conheça a história da Camila: “Cometi um erro imperdoável no ENEM!”

Veja a história da Camila, que perdeu um ano de estudo por conta de um erro simples:
“Meu nome é Camila, tenho 19 anos. Hoje sou estudante de Medicina, mas perdi um ano inteiro de estudo por conta de um erro imperdoável na prova do ENEM.
Eu sempre fui muito dedicada, por isso passei todo o meu terceiro ano do ensino médio estudando para o Enem. Eu era uma aluna exemplar. Mas no ano que fiz a primeira vez o exame, cometi um erro grave, pois não tive orientação.
Fiz uma prova impecável, acertei mais de 70% das questões. E pra mim a aprovação já estava garantida. Até que em Janeiro, recebi o resultado: ZERADA na prova do ENEM. Fiquei incrédula. O que poderia ter acontecido?
Ninguém nunca tinha me contado que a Redação do ENEM era eliminatória! E perdi um ano inteiro estudo por conta desta falha imperdoável!
Foi então que minha amiga Natália me apresentou um curso que realmente foca no que importa: A Redação do ENEM. O nome do Curso é Redação Total ENEM, e ele me ajudou a ser uma aluna nota mil em redação, um ano depois da minha maior mancada. Neste curso, aprendi que a gente zera a Redação, não por incompetência. Redação é pura técnica, e neste curso aprendi todas as técnicas para ser uma aluna nota mil.”
Assim como a Camila, muitos alunos perdem seu ano de estudo por falta de informação. E para que isso não aconteça, você precisa estar preparado, bem informado e ficar ligado aos possíveis temas da redação.

Nenhum comentário: