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27 de fevereiro de 2011

Tema de redação 2011 - Unijuí

As catástrofes ambientais
Nós, brasileiros, passamos muito tempo como expectadores de catástrofes mundiais, em diferentes países, como secas, enchentes, tsunamis, terremotos, dentre outras
Em um texto dissertativo, fale sobre as catátrofes, manifestando sua opinião sobre as suas causas e alternativas de como minimizar esses acontecimentos. Faça-o em 25 a 30 linhas.

Tema de redação 2011 - Unijuí

O uso indiscriminadao da Internet
É espantoso o número de e-mails que recebo diariamente. A maioria inútil.
Desde o "boom" da internet, na década de 90, cada vez mais pessoas têm usado esse meio de comunicação para expressar suas opiniões e emitir alertas sobre questões que consideram importantes.
Escreva um texto dissertativo argumentativo expressando sua opinião quanto ao uso da internet como meio de divulgação de mensagens e informações. Faça-o em 25 a 30 linhas.

16 de fevereiro de 2011

Tema de redação 2011 - 20

Pedofilia dentro da igreja católica.
Argumente de forma coerente a respeito da afirmativa em 25 a 30 linhas.

Tema de redação 2011 - 19

O novo Código Florestal prevê 20% de mata nativa dentro da área da agricultura e preservação dos mananciais, já que 70% da água é utilizada pelos agricultores. Há um boicote quanto a tal lei, pois se deve preservar a natureza, mas também precisamos de alimentos, paradoxos em um tempo em que o ambiente é tão agredido e a população não para de crescer. Como você vê e encara essa situação. Pesquise e se atualize, a seguir produza um texto dissertativo argumentativo com 25 a 30 linhas.

Tema de redação 2011 - 18

O trabalho escravo no Brasil: uma realidade intrigante?
Pesquise sobre o assunto e a seguir argumente de forma coerente, respondendo à pergunta em 25 a 30 linhas.

Tema de redação 2011 - 16

Inclusão digital: um direito de todo trabalhador?
Posicione-se em 25 a 30 linhas de forma coerente, respondendo à pergunta.

Tema de redação 2011 - 17

Incentivar a leitura é um procedimento que deveria ser iniciado nos primeiros anos de vida. Algo, aparentemente simples, no entanto , no Brasil, em que milhares de famílias precisam,
primeiramente, pensar em sobreviver, logo, relegar livros e revistas é uma atitude racional. O que se precisa é buscar, nas bibliotecas públicas, aquilo que as famílias pobres não têm em casa. Um ato correto a quem quer melhorar o conhecimento. Por que isso não ocorre? Que atitudes poderiam ser implementadas para que as crianças aprendessem que ler só fará melhorar sua vida? Quanto às famílias pobres quais atitudes sociais que podem dar certo?
Argumente em 25 a 30 linhas de forma coerente.

10 de fevereiro de 2011

Reflexão

Daquilo que eu sei
Nem tudo me foi permitido
Nem tudo me deu certeza
Daquilo que eu sei
Nem tudo me foi proibido
Nem tudo me foi possível
Nem tudo foi concedido
Não fechei os olhos
Não tapei os ouvidos
Cheirei, toquei, provei
Ah, eu usei todos os sentidos
Só não lavei as mãos
E é por isso que eu me sinto
cada vez mais limpo.
Ivan Lins
Victor Martins

Reflexão

O mais importante e bonito, do mundo, é isto: que as pessoas não serão sempre iguais, ainda não foram terminadas, mas que elas vão sempre mudando. Guimarães Rosa

Estrutura problemática - zero em uma redação

1 - Fuga ao tema
2 - Fazer menos linhas que o proposto
3 - Letra ilegível
4 - Copiar a proposta
5 - Entregar a folha em branco
6 - Não obedecer à tipologia textual

Tema de redação 2011 - 15

A transgressão faz parte das ações humanas, ou ela pode ser entendida como violação às normas?
Inovar, quebrar regras para sair da mesmice, ou acomodar-se à situação vigente? Qual a melhor opção? O ser humano é por natureza, transgressor, fato que lhe assegura condições para renovar-se e para enfrentar desafios.
Os registros históricos acolheram as atitudes transgressoras como expressão legítima de criatividade. Elas foram amparadas pelo direito ao exercício contraditório, derivando-se daí a noção de que transgredir é evoluir. O ato de inventar, de ultrapassar limites estabelecidos, no entanto, não pode ser entendido como um dom, ou como rebeldia, mas como compromisso diante da sociedade dos homens.
Certamente a melhor opção é aquela que se harmoniza com as aspirações dos seres humanos e lhes suscita o interesse individual e coletivo. Desse lugar o homem de todas as épocas torna-se capaz de grandes feitos e adquire efetivamente condições para legar uma memória exemplar para as gerações que o sucederam.
Sua redação deve responder à pergunta inicial. O fragmento de texto serve apenas como embasamento de leitura. Faça-o em 25 a 30 linhas.

Tema de redação 2011 - 14

Um colega de classe leva "cola" em dias de prova, o correto é delatá-lo?
Permitir que os filhos adolescentes procedam de maneira errada na escola e em sociedade sob a desculpa que eles - os pais - também fizeram suas bagunças é correto?
Os ativistas de defesa dos animais jogam tinta nos casacos de pele das pessoas no Hemisfério Norte, é correto?
Delatar um segredo é correto?
Elabore um texto dissertativo argumentativo sobre a ética no cotidiano. Faça-o em 20 a 25 linhas, estilo UFSM. Não esqueça de que o título conta como linha.

8 de fevereiro de 2011

Temas para leitura e possíveis para a produção textual

1. Racismo
2. O Brasil e as desigualdades socias
3. Coleta do lixo seletivo, você o faz?
4. Violência contra o menor
5. Justiça no Brasil; falhas indiscutíveis
6. Pedofilia
7. Drogas, por quê?
8. Falta de infraestrutura familiar; consequências
9. Responsabilidade quanto ao estudo
10. Haiti, um país em completo abandono

Tema de redação 2011 - 13

A sociedade não é o retrato apenas de seus governantes, é o retrato de seus cidadãos, em destaque, de suas elites. É o nosso retrato, do Brasil todo, de todos nós. Sérgio Abranches
Com base na afirmativa opine em um texto dissertativo argumentativo em 25 a 30 linhas. Seja convincente.

Tema de redação 2011 - 12

1.Fronteira: substantivo feminino; parte extrema de uma área, região. parte limitrofe de um espaço em relação a outro.
2. O marco, a raia, a linha divisória entre duas áreas, regiões , estados, países.
3. Derivação: por extensão de sentido, o fim, o termo, o limite, especialmente do espaço.
4. Derivação, sentido figurado, algo de cunho abstrato.
As fronteiras geográficas são passíveis de contínua mobilidade, dependendo dos movimentos sociais de um ou mais grupos de pessoas.
Além do significado geográfico, físico o termo fronteira também é utilizado em sentido figurado, especialmente quando se refere a diferentes campos de conhecimentos. Assim, existem fronteiras da ciência, do pensamento, da linguagem.
Com base nas ideias sugeridas, escolha uma ou até duas delas como tema e redija um texto dissertativo argumentativo com 25 a 30 linhas.
Valha-se da história, de exemplos, das citações, da filosofia, seja convincente.

Tema de redação 2011 - 11

...
De repente do riso se fez pranto
Silencioso e branco como a bruma
E das bocas unidas se fez a espuma
E das mãos espaldadas fez-se o espanto.
De repente da calma se fez o vento
Que dos olhos desfez a última chama
E da paixão fez-se o o pressentimento
E do momento imóvel fez-se o drama.
De repente, não mais que de repente
fez-se de triste o que se fez amante
E que de sozinho que se fez de contente.
Fez-se amigo próximo o distante
Fez-se da vida uma aventura errante
De repente, não mais que de repente.
Vinicius de Moraes
Analise o poema, observe as antíteses, e produza um texto dissertativo argumentativo com base nessas observações. Escreva em 20 a 25 linhas estilo UFSM. Lembre-se que o título conta como linha.

Tema de redação - 10 - 2011

A autoridade coerentemente democrática, fundamentando-se na importância de si mesmo e da liberdade dos educandos para a construção de um clima de real disciplina jamais minimiza a liberdade. Empenha-se em desafiá-la sempre e sempre, jamais vê na rebeldia da juventude um sinal de deteriorização da ordem.
Considerando que um ambiente propício à construção do conhecimento pressupõe disciplina e autonomia, disserte sobre a afirmação.
Como conciliar liberdade com responsabilidade na escola?
Faça-o em um texto dissertativo argumentativo com 25 a 30 linhas.

Tema de redação 2011 - 9

É dever da família, da sociedade e do estado assegurar à criança e ao adolescente, com absoluta prioridade, o direito à saúde, à alimentação, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade e a convivência familiar e comunitária. Além de colocá-lo a salvo de toda forma de negligência, discriminação, exploração, crueldade e opressão. - Artigo 227 - Constituição da República Federativa do Brasil
Selecione, organize e relacione argumentos, fatos e opiniões que contestem ou aprovem esse artigo da Contituição Brasileira, utilize leituras, exemplos, citações para tal. Faça-o em 25 a 30 linhas. Seja convincente.

7 de fevereiro de 2011

Tema de redação 2011 - 7

Atualmente são mais de 6 milhões de brasileiros com idade entre 15 e 29 anos que estão fora da escola e do mercado de trabalho. Totalmente vulneráveis a ingressar na vida fácil do crime, esses jovens tiveram vários motivos para estarem nessa situação, entre eles, o abandono familiar, o problema econômico, a falta de infraestrutura do poder público, levando-os à falta de perspectivas. Esse é um dos problemas sociais de maior preocupação, pois atinge a todos, seja através do roubo, da ajuda, da solidariedade. Que políticas públicas poderiam ser implementadas a fim de incluir esses jovens na sociedade?
Argumente de forma a responder a pergunta em um texto dissertativo argumentativo. Faça-o em 25 a 30 linhas.

Tema de redação 2011 - 6

Você tem fome de quê?
Bem-aventurados os que têm fome de justiça, porque eles serão fartos.
O consumo consciente visa a transformar o ato de consumir em um ato de cidadania. Em adição ao bem estar pessoal, o consumidor consciente considera, em suas escolhas de consumo, as probabilidades ambientais e as necessidades sociais.
A gente não quer só comida
A gente quer comida
Diversão e arte
Elabore um texto dissertativo que responda à pergunta inicial, tomando como referência uma ou mais de uma das citações acima. Use suas próprias palavras para apresentar sua opinião. Faça-o em 20 a 25 linhas, estilo UFSM. Lembre-se de que o título vale como linha do texto.

Tema de redação 2011 -5

Poder decisório - Temas
Estado - Eutanásia
Igreja - Aborto
Sociedade - União legal entre homossexuais
Família - Discriminalização das drogas
Indivíduo - Pena de morte
Eleja um dos temas mencionados e faça uma relação entre quem tem o poder decisório sobre os temas elencados. Opine em um texto dissertativo argumentativo com 25 a 30 linhas.

6 de fevereiro de 2011

Tema de redação 2011 - 4

Sua redação deve ter caráter dissertativo e versar sobre o seguinte tema.
Ser ambicioso é uma qualidade ou um defeito?
O ambicioso não enxerga o cume nem quando o atinge. O céu para ele não é o limite. Não é por outra razão que os maiores desastres humanos foram gestados pele ambição sem medidas. Em contrapartida, os mais espetaculares saltos intelectuais, científicos e políticos trazem a assinatura de homens e mulheres ambiciosos.
Faça-o em 25 a 30 linhas.

Tema de redação 2011 - 3

Escreva um texto dissertativo argumentativo a respeito da assertiva.
A esmola pode servir para que crianças continuem na rua e aprofundem a marginalização social ?
Faça-0 em 25 a 30 linhas; seja convincente.

Tema de redação 2011 - 2

A Amazônia tem sido devastada, não somente por pessoas que não possuem terras, mas há grandes empresários, da área governamental que lá estão, destruindo aquilo que representa o futuro ambiental do mundo. Pensar em ambiente é buscar soluções que representem efetivamente o que se apregoa e não passar de retórica eleitoral, pois já não nos cabe tal procedimento.Quais atitudes em relação à afirmativa poderiam ser tomadas. Faça-o em 25 a 30 linhas , defendendo seu ponto de vista.

Tema de redação 2011

A pena de morte em nações que até agora a adotaram não mostra sinais convincentes de que ela seja um remédio eficaz contra o crime. De que forma tal medida traria soluções para os crimes hediondos? Está na pena de morte uma solução para que tais atrocidades sejam refreadas? Opine em 25 a 30 linhas em um texto dissertativo argumentativo, respondendo às perguntas.