NO INICIO DO BLOG

10 de fevereiro de 2011

Tema de redação 2011 - 15

A transgressão faz parte das ações humanas, ou ela pode ser entendida como violação às normas?
Inovar, quebrar regras para sair da mesmice, ou acomodar-se à situação vigente? Qual a melhor opção? O ser humano é por natureza, transgressor, fato que lhe assegura condições para renovar-se e para enfrentar desafios.
Os registros históricos acolheram as atitudes transgressoras como expressão legítima de criatividade. Elas foram amparadas pelo direito ao exercício contraditório, derivando-se daí a noção de que transgredir é evoluir. O ato de inventar, de ultrapassar limites estabelecidos, no entanto, não pode ser entendido como um dom, ou como rebeldia, mas como compromisso diante da sociedade dos homens.
Certamente a melhor opção é aquela que se harmoniza com as aspirações dos seres humanos e lhes suscita o interesse individual e coletivo. Desse lugar o homem de todas as épocas torna-se capaz de grandes feitos e adquire efetivamente condições para legar uma memória exemplar para as gerações que o sucederam.
Sua redação deve responder à pergunta inicial. O fragmento de texto serve apenas como embasamento de leitura. Faça-o em 25 a 30 linhas.

Nenhum comentário: