NO INICIO DO BLOG

19 de fevereiro de 2012

Uso dos pronomes Oblíquos Tônicos e Átonos do Caso Oblíquo e do Caso reto

Os pronomes oblíquos tônicos são usados após preposição;
entregar a ti
avisar a nós
lutar por ela
gostar de mim

Ah...são tônicos
do caso reto
eu
tu
ele
ela
nós
vós
eles
elas
Tônicos do caso oblíquo
mim
comigo
ti
contigo
si
consigo
ele
ela
nós
conosco
vós
convosco
si
consigo
eles
elas
ÁTONOS
me
te
se
lhe
o
a
nos
vos
lhes
os
as

Os átonos ocupam as posições que não vierem precedidas de preposição.
...ajudar-te
...auxiliar-nos
...conhecê-la
...amar-me

As letras R,Z,S, que antecedem o oblíquo o, a, os, as transformam-se em L.
amar - amá-lo
fazer - fi-lo
quis - qui-lo
fiz -fi-lo

Os pronomes oblíquos o, a, os, as, após terminação nasal, transforma-se  em ;  no, na, nos, nas.
dão-no
dizem-nas
põe-nos

Mesmo após preposição, a função do sujeito é ocupada pelo pronome pessoal reto.
...para eu ler...
...para tu resolveres...

Os pronomes si consigo só podem ser usados quando se referem à mesma pessoa do sujeito, ou seja, são reflexivos.
Carregue(você) consigo seus documentos.
Ele falava de si.

Referindo-se a um mesmo ser, não se misturam os pronomes tu e você. Use o tu apenas.
...tu estavas falando contigo...
...digo a você que está bonita...
 até....

Nenhum comentário: