NO INICIO DO BLOG

24 de junho de 2012

Aprender e desejar

O ser humano é um aprendiz nato. Desde o seu nascimento incorpora aprendizagem a sua existência e, com isso, consegue dominar, em grande parte, as circunstâncias do meio. Essa adaptação  é um dos pré-requisitos para se viver em sociedade.
A educação é uma das ferramentas mais importantes nesse processo, sendo fundamental na fixação das habilidades de um indivíduo. Segundo Gustave Flaubert: " A vida é uma contante educação." De fato, o adestramento promovido por esta última é, não só de hábitos e costumes, mas também de valores.
O termo adaptação não diz respeito somente aos adeptos naturais da vida do homem. Como animal sociável necessita  de comunicação, interação como os seus semelhantes. No entanto, essa interação com os outros indivíduos não se dá de qualquer forma e a educação possui um papel de peso nesse sentido, isto é, adaptar o homem à vida social.
A quase totalidade do indivíduo decorre dos inúmeros ensinamentos que teve ao longo de sua experiência de  vida. Entretanto, precisa desejar o ensino, pois : " A educação visa a melhorar a natureza do homem, o que nem sempre é aceito pelo interessado." Carlos Drummond de Andrade.

Eloane Júnia Pereira - 302 - Ruyzão - Ijuí - RS

Nenhum comentário: