NO INICIO DO BLOG

14 de abril de 2019

ENEM E A REDAÇÃO

Exemplos de redações nota 1000 do ENEM para você se inspirar

Fomos pesquisar as melhores redações do Enem dos últimos anos e, de quebra, vamos dar dicas de como você arrasar na sua!
Redação Enem
Das cinco provas do Enem, a redação é a que causa maior rebuliço. O tema só é revelado no dia e os candidatos têm cerca de uma hora para ler o enunciado, entender o assunto corretamente, desenvolver o texto no modelo dissertativo-argumentativo e passar a limpo para a folha final.
Quem consegue cumprir a missão com sucesso, no entanto, ganha uma bela vantagem. A redação do Enem vale de 0 a 1.000, pontuação que faz a maior diferença nos concorridos processos seletivos que usam a nota do Exame.
Ao contrário do que muita gente pensa, tirar nota máxima na redação do Enem não é impossível. Com atenção, estudo e treino dá para chegar lá. E para provar isso, trouxemos exemplos que receberam nota 1.000 dos avaliadores do Enem. Vamos contar o que elas têm em comum, o que é preciso fazer para chegar lá e por que é tão importante se dar bem nessa prova. Confira!

O que é preciso fazer para tirar nota 1.000 na redação do Enem?

A redação do Enem é corrigida de acordo com cinco critérios, cada um valendo de 0 a 200 pontos. Para obter nota máxima, você precisa:
  1. Demonstrar domínio da modalidade escrita formal da Língua Portuguesa
  2. Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo em prosa
  3. Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista
  4. Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
  5. Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos
É claro que ninguém aprende essas habilidades de uma hora para a outra, mas dá para melhorar – e muito – o seu desempenho seguindo algumas dicas:
  • Analise atentamente as redações que tiraram nota 1.000 nas últimas edições do Enem (apresentamos alguns exemplos a seguir).
  • Pegue as provas anteriores do Enem e pratique a redação no modelo dissertativo-argumentativo. Resumidamente, ele tem uma introdução com seu ponto de vista ou tese sobre o problema, um desenvolvimento com argumentos que embasam essa tese (fatos, dados históricos, estatísticas, etc.) e uma conclusão com proposta de intervenção social para o problema, respeitando os direitos humanos.
  • Baixe o Guia de Redação elaborado pelo MEC. Em toda edição do Enem eles divulgam um manual. Ali também costumam apresentar exemplos de redação nota 1.000, com os comentários dos avaliadores.
  • Consulte o edital do Enem para entender os motivos que resultam em zero na redação. Zerar nessa prova significa ficar de fora dos principais processos seletivos que usam a nota do Exame.
  • Leia muito, principalmente sobre assuntos que impactam a sociedade brasileira. Para você ter uma ideia, nos últimos anos os temas de redação foram Lei Seca, publicidade infantil, violência contra a mulher e intolerância religiosa. Pegou o espírito da coisa?
  • Pratique a redação. Primeiro, concentre-se em desenvolver o modelo pedido no Enem. Depois, quando já tiver mais segurança, procure fazer a redação e passá-la a limpo com o cronômetro ligado. A meta é fazer tudo dentro do prazo de uma hora (o mesmo tempo que você terá no dia do Enem).

Exemplos de redação nota 1.000 do Enem

Selecionamos três textos que receberam nota máxima no Enem. Em comum, eles cumprem com louvor as cinco competências avaliadas.
Você vai perceber um ou outro errinho. Isso prova que, mais do que uma ortografia perfeita e as vírgulas colocadas no lugar certo, o que o Enem quer avaliar é a sua capacidade de se expressar, usar seu repertório, concatenar ideias e propor soluções para problemas complexos respeitando os direitos humanos. Claro que é importante buscar escrever um português perfeito. Porém, não é uma escorregadinha aqui ou ali que vai diminuir a sua nota.
As redações a seguir foram retiradas do Guia do Participante – Cartilha de Redação do Enem, que tem comentários sobre o desempenho de vários textos nota 1.000.
Em comum, eles apresentam algumas características. Veja se você consegue identificá-las:
  • Excelente domínio da modalidade escrita formal da Língua Portuguesa
  • Estruturação em parágrafos organizados e bem articulados entre si
  • Argumentação consistente e fundamentada
  • Domínio do texto dissertativo-argumentativo
  • Competência em selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos e argumentos em defesa de um ponto de vista
  • Repertório diversificado de recursos coesivos, que concatenam as informações apresentadas
  • O tema é desenvolvido de forma coerente, os argumentos selecionados são consistentes e a conclusão é relacionada ao ponto de vista adotado
  • A proposta de intervenção social respeita os direitos humanos
Conheça agora três exemplos de redação nota 1.000 do Enem, organizadas por ano/tema.

2013 – Efeitos da implantação da Lei Seca no Brasil

“Sucesso absoluto
Historicamente causadores de inúmeras vítimas, os acidentes de trânsito vêm ocorrendo com frequência cada vez menor, no Brasil. Essa redução se deve, principalmente, à implantação da Lei Seca ao longo de todo o território nacional, diminuindo a quantidade de motoristas que dirigem após terem ingerido bebida alcoólica . A maior fiscalização, aliada à imposição de rígidos limites e à conscientização da população, permitiu que tal alteração fosse possível .
As estatísticas explicitam a queda brusca na ocorrência de óbitos decorrentes de acidentes de trânsito depois da entrada da Lei Seca em vigor. A proibição absoluta do consumo de álcool antes de se dirigir e a existência de diversos pontos de fiscalização espalhados pelo país tornaram menores as tentativas de burlar o sistema. Dessa forma, em vez de fugirem dos bafômetros e dos policiais, os motoristas deixam de beber e, com isso, mantêm-se aptos a dirigir sem que transgridam a lei.
Outro aspecto de suma relevância para essa mudança foi a definição de limites extremamente baixos para o nível de álcool no sangue, próximos de zero. Isso fez com que acaba e a crença de que um copo não causa qualquer diferença nos reflexos e nas reações do indivíduo e que, portanto, não haveria problema em consumir doses pequenas. A capacidade de julgamento de cada pessoa, outrora usada como teste, passou a não mais sê-lo e, logo, todos têm que respeitar os mesmos índices independentemente do que consideram certo para si.
Entretanto, nenhuma melhoria seria possível sem a realização de um amplo programa de conscientização. A veiculação de diversas propagandas do governo que alertavam sobre os perigos da direção sob qualquer estado de embriaguez foi importantíssima na percepção individual das mudanças necessárias. Isso fez com que cada pessoa passa e a saber os riscos que infligia a si e a todos à sua volta quando bebia e dirigia, amenizando a obrigatoriedade de haver um controle severo das forças policiais.
É inegável a eficiência da Lei Seca em todas as suas propostas, formando uma geração mais consciente e protegendo os cidadãos brasileiros. Para torná-la ainda mais eficaz, uma ação válida seria o incremento da frota de transportes coletivos em todo o país, especialmente à noite, para que cada um consuma o que deseja e volte para casa em segurança. Além disso, durante um breve período, a fiscalização poderia ser fortalecida, buscando convencer motoristas que ainda tentam burlar o Estado. O panorama atual já é extremamente animador e as projeções, ainda melhores, porém apenas com a ação conjunta de povo e governo será alcançada a perfeição.” Paulo Henrique Matta
PERCEBAM A NÃO UTILIZAÇÃO DO NÓS NAS FORMAS VERBAIS, POIS ISSO LEVARIA CORRETOR E CANDITADO A TEREM O MESMO PENSAMENTO, HUMMMMMMMMMMMM

2014 – Publicidade infantil em questão no Brasil

“Desde o início da expansão da rede dos meios de comunicação no Brasil , em especial o rádio e a televisão, a mídia publicitária tem veiculado propagandas destinadas ao público infantil , mesmo que os produtos ou serviços anunciados não sejam destinados a este. Na década de 1970, por exemplo, era transmitida no rádio a propaganda de um banco utilizando personagens folclóricos, chamando a atenção das crianças que, assim, persuadiam os pais a consumir.
É sabido que, no período da infância, o ser humano ainda não desenvolveu claramente seu senso crítico, e assim é facilmente influenciado por personagens de desenhos animados, filmes, gibis, ou simplesmente pela combinação de sons e cores de que a publicidade dispõe. Os adolescentes também são alvo, numa fase em que o consumo pode ser sinônimo de autoafirmação. Ciente deste fato, a mídia cria os mais diversos produtos fazendo uso desses atributos, como brindes em lanches, produtos de higiene com imagens de personagens e até mesmo utilizando atores e modelos mirins nos comerciais.
Muitos pais têm então se queixado do comportamento consumista de seus filhos, apelando para organizações de defesa dos direitos da criança e do adolescente . Em abril de 2014, foi aprovada uma resolução que julga abusiva essa publicidade infantil , gerando conflitos entre as empresas, organizações publicitárias e os defensores dos direitos deste público-alvo. Entretanto, tal resolução configura um importante passo dado pelo Brasil com relação ao marketing infantil . Alguns países cujo índice de escolaridade é maior que o brasileiro já possuem legislação que limita os conteúdos e horários de exibição dos comerciais destinados às crianças. Outros, como a Noruega, proíbem completamente qualquer publicidade infantil.
A legislação brasileira necessita, portanto, continuar a romper com as barreiras impostas pela indústria publicitária, a fim de garantir que o público supracitado não seja alvo de interesses comerciais por sua inocência e fácil persuasão. No âmbito educacional , as escolas devem auxiliar na formação de cidadãos com discernimento e capacidade crítica. Desta forma, é importante que sejam ensinados e discutidos nas salas de aula os conceitos de cidadania, consumismo, publicidade e etc., adequando-os a cada faixa etária.” Gabriela Costa
2015 – A persistência da violência contra a mulher na sociedade brasileira
“Permeada pela desigualdade de gênero, a história brasileira deixa clara a posição inferior imposta a todas as mulheres. Essas, mesmo após a conquista do acesso ao voto, ensino e trabalho – negado por séculos – permanecem vítimas da violência, uma realidade que ceifa vidas e as priva do direito a terem sua integridade física e moral protegida.
O machismo e a misoginia são promovidos pela própria sociedade. Meninas são ensinadas a aceitar a submissão ao posicionamento masculino, ainda que estejam inclusas agressões e violência , do abuso psicológico ao sexual. Os meninos, por sua vez, têm seu caráter construído à medida que absorvem valores patriarcais e abusivos, os quais serão repetidos em suas condutas ulteriores.
Um dos conceitos filosóficos de Francis Bacon, que declara o comportamento humano como contagioso, se aplica perfeitamente à situação. A violência de gênero, conforme permanece a ser reproduzida, torna-se enraizada e frequente. Concomitantemente, a voz das mulheres é silenciada e suas manifestações são reprimidas, o que favorece o mantimento das atitudes misóginas.
O ensino veta todo e qualquer tipo de instrução a respeito do feminismo e da igualdade de gênero e contribui com a perpetuação da ignorância e do consequente preconceito. Ademais, os veículos de comunicação pouco abordam a temática, enquanto o Estado colabora com a Lei Maria da Penha, nem sempre eficaz, e com unidades da Delegacia da Mulher, em número insuficiente.
Entende-se, diante do exposto, a real necessidade de ações governamentais que garantam que a lei puna todos os tipos de violência , além da instalação de delegacias específicas em áreas necessitadas. Cabe à sociedade, em parceria com a mídia e com as escolas, instruções sobre igualdade de gênero e campanhas de oposição à violência contra as mulheres. Essas, por m, devem permanecer unidas, através do feminismo, em busca da garantia de seus direitos básicos e seu bem-estar social.” Julia Pereira

Por que é importante tirar uma nota boa na redação do Enem?

Uma boa redação pode ser determinante para você conquistar aquela vaga na universidade pública, conseguir bolsa de estudos, financiamento e até descontos na mensalidade, sabia?


Nenhum comentário: