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20 de dezembro de 2010

Falta aprender o que é sustentabilidade

Pesquisa dos institutos Ethos e Akatu mostra que aumentou o número de consumidores indiferentes às questões ligadas à saúde do planeta
Em um país com economia frenética, falar de consumo consciente não é algo simples. Para traçar um perfil da relação dos brasileiros com o ato da compra, o Instituto Akatu e o Instituto Ethos acabam de lançar a pesquisa O Consumidor Brasileiro e a Sustentabilidade.
Os 800 questionários aplicados em 12 regiões metropolitanas do Brasil em julho deste ano trazem dados como uma redução em hábitos ligados a economia de energia e água e um aumento do número de indiferentes ao tema, de 25% em 2006 para 37% em 2010. Por outro lado, a camada da população considerada consciente manteve-se estável, em relação ao último estudo, na faixa dos 5%.
Uma das características inovadoras do estudo, de acordo com Aron Belinky, consultor do Ethos e coordenador de conteúdo da pesquisa, é relacionar a agenda do consumidor com as ações das empresas. Para grande parte das pessoas, temas como combate à discriminação e ao aquecimento global e educação para o consumo consciente deveriam estar no foco da ação empresarial. Por outro lado, as áreas em que as empresas trabalham melhor são a proteção dos direitos do consumidor e a governança ambiental.
Outra questão que merece atenção é a consciência do público quando o tema é sustentabilidade. Para 19%, a definição absorvida é errada, enquanto a maioria, 56%, garante nunca ter ouvido falar no assunto. Ainda assim, Belinky alerta para um fato positivo:
– Colocadas em frente a exemplos, as pessoas sabem quais ações são importantes. O que ainda não dominam é o conceito.Falta aprender o que é sustentabilidade
Pesquisa dos institutos Ethos e Akatu mostra que aumentou o número de consumidores indiferentes às questões ligadas à saúde do planeta
Em um país com economia frenética, falar de consumo consciente não é algo simples. Para traçar um perfil da relação dos brasileiros com o ato da compra, o Instituto Akatu e o Instituto Ethos acabam de lançar a pesquisa O Consumidor Brasileiro e a Sustentabilidade.
Os 800 questionários aplicados em 12 regiões metropolitanas do Brasil em julho deste ano trazem dados como uma redução em hábitos ligados a economia de energia e água e um aumento do número de indiferentes ao tema, de 25% em 2006 para 37% em 2010. Por outro lado, a camada da população considerada consciente manteve-se estável, em relação ao último estudo, na faixa dos 5%.
Uma das características inovadoras do estudo, de acordo com Aron Belinky, consultor do Ethos e coordenador de conteúdo da pesquisa, é relacionar a agenda do consumidor com as ações das empresas. Para grande parte das pessoas, temas como combate à discriminação e ao aquecimento global e educação para o consumo consciente deveriam estar no foco da ação empresarial. Por outro lado, as áreas em que as empresas trabalham melhor são a proteção dos direitos do consumidor e a governança ambiental.
Outra questão que merece atenção é a consciência do público quando o tema é sustentabilidade. Para 19%, a definição absorvida é errada, enquanto a maioria, 56%, garante nunca ter ouvido falar no assunto. Ainda assim, Belinky alerta para um fato positivo:
– Colocadas em frente a exemplos, as pessoas sabem quais ações são importantes. O que ainda não dominam é o conceito.

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