NO INICIO DO BLOG

7 de março de 2011

Modelo de Texto

As fronteiras da vida
Quando pensamos na palavra "fronteira", é quase inevitável relacioná-la ao limite geográfico de uma região, porém, se analisarmos este termo com mais cautela, veremos que ele possui um significado mais amplo do que apenas o de divisa. Por exemplo, dias atrás, à meia-noite, atravessávamos a fronteira, isto não representa apenas ultrapassar o limite de um território, é alcançar objetivos, quebrar estigmas, vencer etapas, ou até mesmo, passas dos limites.
Em 2008 o Brasil e o Supremo Tribunal Federal, romperam importantes barreiras. Entre elas, podemos destacar duas: a liberdade de pesquisas com células tronco e a demarcação contínua do território Raposa Serra do sol em benefício dos indígenas. Foi atravessada a fronteira de um dogma da igreja católica, a favor da ciência, e a de interesse de uma minoria de fazendeiros, beneficiando representantes de um povo, que aqui estava, antes da chegada dos portugueses em 1500.
Atravessar uma fronteira raramente é uma tarefa fácil. O vestibular, por exemplo, é algo que exige muita dedicação, estudo e horas de sono reduzidas. Vence uma etapa como essa, atravessar a divisa entre a adolescência a vida adulta, estudando nas melhores universidades do país é algo que poucos poderão, um dia, contar para seus netos.
Existem também as fronteiras cotidianas a serem atravessadas. Levantar cedo, trabalhar muito,, dormir pouco, pagar contas. Cada um de nós tem inúmeros exemplos. Infelizmente até as fronteiras do imaginável o ser humano acabou ultrapassando. Recentemente, um policial do Rio de Janeiro alvejou o carro de uma família, matou e acabou sendo absolvido.
Se as fronteiras territoriais existem, as nossas vidas também têm as suas próprias. cabe a cada um vencer as suas próprias dificuldades, alçar metas, quebrar paradigmas, sempre tomando muito cuidado para não passar dos limites. O importante é escolher o caminho do bem, observarmos o limite do outro a fim de que não firamos as fronteiras, que se respeitadas representam o início das parcerias.

Nenhum comentário: