NO INICIO DO BLOG

15 de março de 2011

Tema de redação 2011

Definir. Eu defino quando indico o verdadeiro sentido, a precisa significação de um termo. Comportamento. “Reação de um indivíduo, de um grupo ou de uma espécie ao complexo de fatores que compõem o seu meio ambiente” ou, “procedimento de alguém face a estímulos sociais ou a sentimentos e necessidades íntimos ou uma combinação de ambos”. Hipocrisia. “ato de fingir ter crenças, virtudes, ideias e sentimentos que a pessoa na verdade não possui. A palavra deriva do latim hypocrisis e do grego hupokrisisambos significando a representação de um ator, atuação, fingimento (no sentido artístico). Essa palavra passou, mais tarde, a designar moralmente pessoas que representam, que fingem comportamentos.”
Assim mesmo, definições. Definições de todos nós, os que defendemos ideias e ideiais enquanto falamos ao celular dirigindo nossos automóveis.
Vivemos a era do umbiguismo. A exacerbação do individualismo. E também vivemos a era do alterismo, que podemos definir – sim, eu disse, definir primeiro – como a exacerbação hipócrita do “olhar para o outro”. Gente que se diz preocupada com o meio ambiente, com o social, mas que na verdade não consegue ver nada além do próprio umbigo.
Duas forças empurrando a humanidade para um fim previsível. É disso que tratará o “Hypocrisis”: desse comportamento mais que comum, tido, na minha opinião, como “normal”. Por que razão as pessoas se comportam assim, se sabem que poderiam ter um comportamento diferente?
Como e quando a nossa atual sociedade perdeu o rumo? Se todo mundo ajuda, por que ainda temos tantos problemas sociais? Por que tanta criança nas ruas?
Só tenho uma resposta: a hipocrisia. Alguém tem outra?
Luiz Afonso Alencastre Escosteguy
Escolha uma ou mais das afirmativas e escreva um texto dissertativo argumentativo com 25 a 30 linhas.

Nenhum comentário: