NO INICIO DO BLOG

10 de julho de 2011

Redação comentada

Tema - O Poder de transformação da leitura
Título
Quando o sol da cultura está baixo, até os mais ínfimos seres emitem luz
Introdução
Marcel Proust grande escritor e exemplo máximo de uma vida dedicada unicamente à leitura e à literatura, disse em seus escritos"cada leitor quando lê, é um leitor de si mesmo". O que Proust evidencia nessa frase deixa em aberto uma série de interpretações que podem ser realizadas a partir do hábito entusiástico e não visto como um obrigação pela leitura.
Primeiro desenvolvimento
Estar em contato com o universo das palavras e nele encontrar uma atividade prazerosa, ao mesmo temo, que nos leva a absorver todo o conhecimento exterior também nos conduz a uma busca de tudo que representa algo de nós mesmos nesse conhecimento que chega até nós. Em cada nova leitura, ocorre algo semelhante a uma lapidação de nossos desejos e predileções.
Segundo desenvolvimento
Os livros constituem um tipo de transporte de conhecimento diferente da televisão por exemplo, em que as informações são transmitidas a todo momento, e para tal, só precisa de nossa permissão para  a passagem de suas imagens através de nosso córtex. O nível de saber que podemos extrair de um livro possui o mesmo limite de nossa vontade em fazê-lo. E, ao contrário das informações prontas das televisão, temos a total liberdade de interpretação, o que confere o aperfeiçoamento de nosso senso crítico e o melhoramento de como nos posicionarmos diante do mundo.
Conclusão
O hábito da leitura não possui caráter elitista e nem está associado ao poder aquisitivo. Em qualquer cidade, por menor que seja, há uma biblioteca, basta que tenhamos interesse em desvendar todo o mistério  contido nela. Ao ler, tornamo-nos mais cultos, mais seguros de nossas convicções, expressamo-nos e escrevemos melhor. Medidas públicas devem ser realizadas para garantir essa acessibilidade e assim, seus respectivos países possam ser iluminados pelo sol da cultura.
Comentários
O candidato agregou valor à coletânea ao citar Proust; um dos mais importantes escritores do século 20 - todo leitor é um leitor de si mesmo - como um convite à multiplicidade  de interpretações.
No segundo parágrafo  de desenvolvimento o autor não foi claro, buscando defender a tese de que o livro é superior à televisão na transmissão do conhecimento, diz que a televisão não oferece tal liberdade, mas não apresentou argumentos claros.
Na conclusão, apesar do clichê - iluminados pelo sol da cultura - manteve a coerência textual.
Quanto ao título utilizou um vício da linguagem - sol da cultura - até os mais ínfimos seres emitem luz -  isso pouco acrescentou às ideias, com mais sobriedade,  defendidas no texto.
Agora é a sua vez; redija um texto dissertativo argumentativo acerca do tema. Faça-o com 25 a 30 linhas. Dê um título ao seu texto.

Nenhum comentário: